Submarino Dubbed Shinkai 12000 será capaz de submergir abaixo dos 10.911 metros, o ponto mais profundo do oceano conhecido até o momento (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 10h10.
Última atualização em 20 de novembro de 2017 às 17h12.
Tóquio - O Japão está desenvolvendo um submarino tripulado capaz de submergir a uma profundidade recorde de 12 quilômetros e destinado a explorar o fundo marinho, informou nesta quarta-feira o jornal japonês "Asahi".
O submarino Dubbed Shinkai 12000 será capaz de submergir abaixo dos 10.911 metros, o ponto mais profundo do oceano conhecido até o momento, na Fossa das Marianas.
O submarino, que está sendo desenvolvido com fins científicos, deveria estar em operação no final da década de 2020, segundo apontou a Agência japonesa de ciência e tecnologia terrestre e marítima, líder do projeto de desenvolvimento.
A missão do submarino será buscar recursos naturais e organismos no fundo marinho.
A cabine da tripulação será uma esfera de vidro endurecido de dois metros de diâmetro com uma espessura de entre 5 e 10 centímetros.
O grande desafio do projeto será garantir a durabilidade do vidro, que em profundezas extremas pode se romper com um mínimo arranhão, explicou a agência.
O aparelho terá capacidade para seis tripulantes, contará com banheiro e um espaço de descanso e poderá realizar missões de dois dias.
Até agora, o submarino destas características mais potente no Japão é o Shinkai 6500, criado há mais de 25 anos e capaz de submergir a 6,5 mil metros.
Países como a Rússia e França contam com submersíveis que podem alcançar profundezas de 6 mil metros, e China possui um que alcança os 7 mil metros.