Tecnologia

Irã anuncia construção de usina nuclear com apoio da Rússia

Brasília – O governo do Irã anunciou que vai construir uma usina nuclear com o apoio da Rússia. O ministro de Assuntos Exteriores, Ali Akbar Salehi, disse ter negociado...

usina nuclear (Reprodução)

usina nuclear (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

Brasília – O governo do Irã anunciou que vai construir uma usina nuclear com o apoio da Rússia. O ministro de Assuntos Exteriores, Ali Akbar Salehi, disse ter negociado acordos com as autoridades russas que possibilitarão a construção. Não foram fornecidos, porém, detalhes sobre a usina, quando será construída ou como funcionará.

Atualmente o Irã sofre uma série de limitações, impostas por parte da comunidade internacional, por suspeitas de que o país produza armas nucleares. As autoridades iranianas rebatem as desconfianças, argumentando que a produção é para fins pacíficos. Akbar Salehi ressaltou que a energia nuclear é útil para questões comerciais e reiterou que o uso é  “exclusivamente civil”.

No último dia 6, o novo presidente do Irã, Hassan Rohani, propôs um “diálogo construtivo” com o Ocidente para solucionar o contencioso do programa nuclear. Rohani disse que não é “pessimista” sobre a possibilidade de chegar a um acordo, mas insistiu que o Irã não vai desistir do seu direito de desenvolver tecnologia nuclear.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e autoridades do Irã tentam negociar a inspeção das usinas por peritos internacionais e a verificação do trabalho desenvolvido no programa nuclear iraniano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearEuropaINFOInfraestruturaRússiaUsinas nucleares

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble