iPhone lidera em pesquisa de satisfação
Todos os quatro modelos do smartphone da Apple pesquisados tiveram boas avaliações
Da Redação
Publicado em 22 de novembro de 2010 às 08h57.
São Paulo - O celular da Apple é o smartphone que apresenta maior índice de satisfação de consumidores, de acordo com uma nova pesquisa. A empresa ChangeWave perguntou a 1.212 pessoas que haviam comprador um aparelho nos últimos seis meses o quão satisfeitas elas estavam com seu produto.
O iPhone ficou no topo da lista, com 77% de aprovação, seguido da Motorola, com 71%, HTC, com 63%, Samsung, 45%, e RIM, 44%. Para a pesquisa, a empresa considerou iPhones 4 e 3GS da Apple; Droid 2 e Droid X, da Motorola, BlackBerry Torch, Bold e Curve, da RIM, EVO 4G e Droid Incredible, da HTC, e Galaxy S da Samsung.
Todos os quatro modelos de iPhone pesquisados tiveram boas notas. O iPhone 4 de 32GB se saiu melhor, com 84% de aprovação, enquanto o modelo de 16 GB obteve 78%. O iPhone 3GS de 32GB obteve 81% de satisfação, enquanto o 3GS de 16GB teve 77%.
Até o modelo da Apple que teve menor índice de satisfação (3GS de 16 GB) se saiu melhor do que o mais bem colocado modelo das concorrentes – o EVO 4G, da HTC, com 76%.
O outro smartphone da fabricante, o Droide Incredible, obteve 70%. Na Motorola, o Droid 2 se saiu bem, com 74% de aprovação, enquanto o Droid X teve 71%. A RIM não se saiu muito bem, com seu mais recente produto, o BlackBerry Torch, alcançando apenas 64%. O BlackBerry Bold ficou ainda pior, com 48%, seguido do Curve, com apenas 40%. A ChangeWave também perguntou ao entrevistados que não possuíam um iPhone se eles o comprariam caso o aparelho estivesse disponível em outras operadoras que não a AT&T (que detém a exclusividade da venda nos Estados Unidos). 46% das pessoas disseram que manteriam seus atuais smartphones, enquanto 34% teriam comprado o aparelho se ele estivesse disponível em sua operadora.
Os consumidores mais fiéis foram os da HTC: 52% disseram que manteriam seu aparelho mesmo que pudessem comprar um iPhone. Na Samsung, a taxa foi 50%. Já na BlackBerry, 45% manteriam seu aparelho enquanto na Motorola o número é de apenas 39%.