Tecnologia

iPhone 4 é homologado e tem venda liberada no Brasil

Certificado de homologação do aparelho foi emitido nesta segunda-feira (23), segundo Anatel

Início das vendas do iPhone 4 no Brasil depende apenas da fabricante e das operadoras de telefonia (.)

Início das vendas do iPhone 4 no Brasil depende apenas da fabricante e das operadoras de telefonia (.)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2010 às 10h44.

São Paulo - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu nesta segunda-feira (23) o processo de homologação do iPhone 4, da Apple. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a partir desta manhã, o aparelho pode operar no Brasil, ficando a cargo apenas da fabricante e das operadoras de telefonia locais definir o início das vendas do produto.

O certificado de homologação é necessário para qualquer produto que utilize redes de telecomunicação no Brasil, de modo a garantir que ele está dentro dos padrões adotados no país. O comércio e até o uso de um equipamento não homologado pela Anatel prevê apreensão e multa de acordo com resolução do órgão. Na semana passada, a Anatel já havia homologado três baterias de lítio compatíveis com o iPhone 4, o que gerou a expectativa de que a liberação do aparelho propriamente dito estava próxima.

Apesar da homologação, a Apple ainda não tem uma previsão do início das vendas do iPhone 4 no Brasil. Procuradas pela reportagem do site EXAME, as assessorias de imprensa das operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM também não informaram uma data para o lançamento do aparelho no país. A TIM falou que a comercialização do aparelho ocorrerá "em breve", enquanto a Oi anunciou que as vendas começam "nos próximos meses".

Considerado o smartphone mais fino do mundo, o iPhone 4 foi apresentado nos Estados Unidos no mês de junho. Na ocasião, o presidente-executivo da empresa, Steve Jobs, disse que pretendia levar o produto para 88 países até o mês de setembro. Apesar do sucesso alcançado, com mais de três milhões de unidades vendidas apenas nas três primeiras semanas, o iPhone 4 é alvo de críticas conta de um suposto problema de design que prejudicaria a recepção do sinal de telefonia celular dependendo da maneira como é segurado.

O comportamento do celular seria consequência do contato da mão do usuário na antena do aparelho. A Apple acabou reconhecendo a falha e anunciou a distribuição gratuita para os clientes de uma capinha de borracha que resolveria o problema.

Leia outras notícias sobre a Apple

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAnatelAppleCelularesDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Cada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024

Robôs de carregamento transformam mercado de veículos elétricos na China

Xangai se consolida como terceiro maior centro global de fintech

Taxa de autossuficiência energética da China fica acima de 80% em 2024