EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2013 às 19h10.
Após dez dias do lançamento da nova versão do smartphone da Apple, o iPhone 3G esgotou-se em quase todas as cidades dos Estados Unidos. Dos 188 estabelecimentos que comercializavam o aparelho no país, restaram apenas algumas unidades na Califórnia, Nova York e New Hampshire, segundo divulgação feita ontem pelo site da Apple. Só nos três primeiros dias, a empresa chegou a vender um milhão de aparelhos.
Na sexta-feira passada (19/07), O iPhone 3G já estava praticamente esgotado nas lojas da AT&T, a única operadora credenciada para vender o smartphone da Apple nos Estados Unidos. Para comprovar a febre, o site americano CNet.com fez uma pesquisa com 50 lojas em 21 cidades de 11 diferentes estados do país e nenhuma delas tinha qualquer um dos três modelos para vender.
De acordo com a AT&T, maioria dos celulares foi vendida no dia da estréia (11/07) e, como a operadora não tem estoques, as vendas estão sendo feitas, mas o usuário deve pagar pelo iPhone 3G e aguardar o contato da loja, que avisará quando o produto estiver disponível. Na maioria das lojas, o cliente é obrigado a esperar cerca de 21 dias para obter o produto. Parceiros da Apple no Reino Unido, Alemanha e Japão também confirmaram que seus estoques foram esgotados no primeiro dia de vendas.
Desde a estréia, O iPhone 3G começou a ser vendido em 21 países. De acordo com o presidente da Apple, Steve Jobs, a empresa tem planos de estender a comercialização do produto para 70 países ainda este ano e quer assumir a liderança no mercado corporativo, em relação ao BlackBerry. Para ele, o iPhone, que também apresenta funções como e-mail sincronizado com o computador e alto nível de segurança, já é uma pedra no sapato da companhia canadense Research in Motion, que produz o BlackBerry. Jobs disse ainda que estima vender 10 milhões de smartphones até o final de 2008.
Além do IPhone, a empresa quer aumentar suas participações de vendas do iPod e dos computadores pessoais Macintosh, que, atualmente, representam cerca de 75% do faturamento da companhia. Apesar do comunicado, o investidor aguarda os resultados da companhia do terceiro trimestre. Às 13h45, horário de Brasília, as ações da Apple estavam cotadas a 162,18 dólares, com queda de 1,79%.