Tecnologia

Invasora do Capitólio planejava vender notebook roubado de líder democrata para Rússia, diz FBI

Depoimento coletado pelo FBI relata intenção prévia de roubo. Suspeita foi presa nesta segunda

Invasão do Capitólio: ação de apoiadores de Trump gerou cenário de 'pesadelo' para equipe de TI do Congresso (Win McNamee/Getty Images)

Invasão do Capitólio: ação de apoiadores de Trump gerou cenário de 'pesadelo' para equipe de TI do Congresso (Win McNamee/Getty Images)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 12h21.

Uma mulher que estava entre os invasores do Capitólio pode ter roubado o computador da presidente da Câmara, a representante democrata Nancy Pelosi, e teria planos de vender o material para o governo da Rússia. A informação foi coletada em um depoimento dado ao FBI.

Acusada no depoimento por invasão ilegal e impedimento de funções do governo, a suspeita do furto é uma mulher chamada Riley June Williams. Diversas imagens apontam para Williams dentro do Capitólio durante a invasão e uma rede de TV britânica a identificou durante o final de semana.

Vídeos mostram Williams direcionando alguns invasores para o escritório de Pelosi, o que pode indicar que ela já tinha planos de pilhar o local. De acordo com o depoimento do FBI, uma testemunha próxima de Williams disse à polícia que o intuito dela era roubar o computador e vendê-lo a uma pessoa na Rússia, que repassaria o laptop ao governo.

Williams foi presa nesta segunda-feira, 18, de acordo com relatos de oficiais do departamento de Justiça dos EUA.

O relato de que o computador foi roubado foi noticiado pela agência Reuters nos dias que seguiram a invasão do prédio do Congresso, no dia 8 de janeiro.

O roubo de equipamentos e computadores se tornou uma preocupação para o governo e trabalhadores da área de TI depois da invasão ao Capitólio. Um ex-oficial do Congresso chegou a dizer, no Twitter, que não conseguiria dormir até que as redes fossem refeitas do zero e os computadores resetados.

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Rússia

Mais de Tecnologia

STF adia para quinta-feira, 28, decisão sobre artigo 19 do Marco Civil da Internet

Google e Meta resistem à revisão do Marco Civil no Supremo

Xiaomi Poco F6 Pro ou Redmi Note 12 Pro: qual escolher na Black Friday 2024?

Samsung Galaxy S23 Ultra ou Galaxy Z Fold 5: qual escolher na Black Friday 2024?