Tecnologia

Internet brasileira passa por instabilidade nesta segunda-feira, 3

Pelo Twitter, usuários relatam problemas para conseguir se conectar a alguns dos principais sites de e-commerce e de serviços bancários

Offline: serviços de internet sofrem instabilidade nesta segunda-feira, 3 (Exame/Reprodução)

Offline: serviços de internet sofrem instabilidade nesta segunda-feira, 3 (Exame/Reprodução)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 3 de agosto de 2020 às 16h49.

Última atualização em 4 de agosto de 2020 às 10h20.

Um problema de conexão afetou o acesso de diversos sites na tarde desta segunda-feira, 3. Pelo Twitter, internautas reclamaram que não estão conseguindo se conectar a diversas páginas como serviços bancários e de e-commerce. O problema durou por cerca de 40 minutos e as razões para a falha ainda estão sendo investigadas.

A EXAME testou o acesso dos sites Mercado Livre, Amazon, Getty Images, Itaú, Bradesco, Santander, Nubank, UOL, entre outros. Todos apresentaram instabilidade, com a conexão recusada em algumas tentativas de acesso. Ironicamente o site Down Detector, utilizado para checar casos de instabilidade em serviços online, também foi afetado pelo problema.

O problema afetou sites terminados no domínio “.com.br”. Mensagens publicadas em uma thread do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) apontam que “uma chave antiga foi utilizada indevidamente para a assinatura das zonas de segundo nível do .br”.

Havia a possibilidade de o problema ser causado por uma falha no Cloudflare. Mas a página de status dos servidores da empresa não constatou problemas. O Amazon Web Services também não havia relatado incidentes em sua página de status até a publicação desta matéria.

A hipótese então passou a ser um problema de DNS do Google. Na rede social, usuários relatam o aparecimento da mensagem de erro “DNS probe finished nxdomain.” A EXAME tentou o contato com a assessoria do Google, mas ainda não obteve resposta sobre o assunto.

DNS é a sigla para Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. Em termos leigos, trata-se de um banco de dados digital que faz o cruzamento entre os endereços de IP (sigla de Internet Protocol) com os domínios para permitir a conexão. Caso exista um problema de DNS, este cruzamento é interrompido e a conexão não é feita.

Procurado, o Google afirmou que "não identificou problemas em sua infraestrutura de DNS" na referida data.

Acompanhe tudo sobre:Internet

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025