Tecnologia

Internet banda larga brasileira ficou 8,51% mais cara em agosto

A alta no valor do acesso à banda larga contribuiu com 0,05% do aumento de 0,24% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA)

Banda larga: internet brasileira ficou 8,51% mais cara em agosto (deepblue4you/Getty Images)

Banda larga: internet brasileira ficou 8,51% mais cara em agosto (deepblue4you/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 9 de setembro de 2020 às 19h15.

Última atualização em 9 de setembro de 2020 às 19h43.

A internet banda larga está mais cara no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o preço para o acesso à internet banda larga aumentou 8,51% em agosto deste ano em relação a julho. Para efeito de comparação, o valor subiu apenas 0,11% em agosto do ano passado ante julho do mesmo ano.

A alta no valor do acesso à banda larga contribuiu com 0,05% do aumento de 0,24% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) medido em agosto e divulgado nesta quarta-feira, 9. O índice é menor do que o registrado em julho, quando ficou em 0,36%, mas é o maior resultado para o mês de agosto desde 2016, quando fechou em 0,44%.

Para entender melhor, o IPCA é o principal índice que mede o aumento de preços no Brasil devido à inflação. O índice é atualizado mensalmente e serve como um indicativo para que o mercado regule seus preços.

O aumento no preço cobrado pelo oferecimento de internet banda larga no país é uma má notícia para o avanço tecnológico brasileiro. Neste mês, um estudo produzido com dados do Pnad revelou o valor necessário de investimentos para oferecer internet a todos os alunos da rede pública. Com o encarecimento da internet banda larga, essa conta provavelmente também ficou mais alta.

Acompanhe tudo sobre:InternetIBGEIPCABanda larga

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs