Intel e Nokia querem chamadas com holografia no celular
Parceria entre empresas visa a criação de novas experiêncais em dispositivos móveis
Da Redação
Publicado em 25 de agosto de 2010 às 12h34.
São Paulo - Anunciada na terça-feira (24), a parceria entre as gigantes Intel e Nokia e a Universidade de Oulu, na Finlândia, tem entre seus primeiros objetivos a criação de novas experiências para dispositivos móveis. E a exibição de hologramas das pessoas com quem o usuário conversa, bem ao estilo dos filmes de ficção científica, está entre as áreas de pesquisa que devem ser exploradas pelas empresas.
A aliança entre as gigantes do setor de tecnologia foi lançada com a inauguração de um centro conjunto de inovação, que empregará 12 pesquisadores. A joint-venture é vista como crucial para que a Nokia melhore sua posição na liderança do mercado de software.
De acordo com a Intel, o laboratório realizará pesquisas relacionadas "a novas e atraentes experiências móveis para o usuário, aproveitando as capacidades cada vez melhores dos dispositivos móveis". Uma das áreas de desenvolvimento em potencial são tecnologias que permitam a visualização de hologramas 3D do interlocutor de uma conversa por telefone. Com o sistema, ressalta a empresa, os consumidores se sentiriam mais envolvidos e engajados com suas experiências móveis do que com os métodos atuais.
"A tecnologia 3D poderia mudar a maneira como usamos nossos dispositivos móveis e tornar a nossa experiência com eles muito mais cativante", disse, em comunicado, Rich Green, vice-presidente sênior e chefe do departamento de tecnologia da Nokia. "Nosso novo laboratório em conjunto com a Intel utiliza a experiência da comunidade de pesquisa de Oulu com interfaces 3D e, com o passar do tempo, estabelecerá uma base importante para o futuro das experiências móveis".
O laboratório ficará localizado no Centro para a Excelência da Internet na Universidade de Oulu e trabalhará de perto com os Laboratórios de Vida Urbana de Oulu, especializado em pesquisas e testes de inovações sociais e tecnológicas.
Leia outras notícias sobre Intel, Nokia ou sobre 3D
Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter