Tecnologia

Instagram vai deletar contas de usuários menores de 13 anos

Rede social começou a notificar e remover contas que não estejam de acordo com os termos de uso da plataforma

Instagram: rede social está tomando providências para impedir que menores de idade usem o serviço (Instagram/Divulgação)

Instagram: rede social está tomando providências para impedir que menores de idade usem o serviço (Instagram/Divulgação)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 19 de setembro de 2019 às 16h00.

São Paulo – O Facebook está atuando com mais rigor em relação aos termos de uso de suas plataformas digitais. Nesta semana, a companhia de Menlo Park, na Califórnia, começou a avisar usuários do Instagram com menos de 13 anos de idade que seus perfis serão deletados por não estarem de acordo com as regras da rede social.

De acordo com a empresa, “é preciso ter ao menos 13 anos para ter uma conta no Instagram, ainda que um adulto tenha dado permissão para se inscrever”. O problema é que fazer esse controle não é uma tarefa das mais simples.

A ideia adotada, então, foi começar a notificar e remover o perfil de pessoas conhecidas do público em geral e que estejam na rede social sem cumprir as regras. É o caso do funkeiro mirim Nego Ney, de oito anos. Cadastrado no serviço desde março deste ano, ele acumulava mais de 1 milhão de seguidores na plataforma. A conta já não está mais disponível

O mesmo pode acontecer com outras celebridades. Os principais exemplos são Enrico Bacchi, filho da atriz Karina Bacchi e com 2,3 milhões de seguidores; Sophia Cardi, filha da coach Mayra Cardi e do ator Arthur Aguiar, com 652 mil seguidores; além de José, João e Davi Poncio, que juntos somam mais de 3,5 milhões de fãs.

A extensão nas políticas de controle de conteúdo do Facebook para suas outras redes sociais foi anunciada ainda em 2018. Na época, a plataforma criada por Mark Zuckerberg já não permitia que menores de 13 anos tivessem contas na plataforma. A partir de então, as normas passaram a valer também para o Instagram.

Acompanhe tudo sobre:InstagramRedes sociais

Mais de Tecnologia

Cada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024

Robôs de carregamento transformam mercado de veículos elétricos na China

Xangai se consolida como terceiro maior centro global de fintech

Taxa de autossuficiência energética da China fica acima de 80% em 2024