Exame Logo

Instabilidade foi causada por mudança em servidor, diz Facebook

Instabilidade afetou usuários dos aplicativos em diversos países e as redes de Zuckerberg ficaram boa parte desta quarta-feira (13) fora do ar

FACEBOOK: publicações com conteúdo violento punidas saíram de 3,4 milhões no primeiro trimestre de 2018 para 33,6 milhões entre janeiro e março de 2019 (NurPhoto/Getty Images)
AB

Agência Brasil

Publicado em 14 de março de 2019 às 19h03.

Última atualização em 14 de março de 2019 às 19h04.

Uma mudança na configuração do servidor foi a causa da instabilidade registrada ao longo da tarde e a noite de ontem (13) no Facebook , Messenger , Instagram e WhatsApp , informou hoje (14) o Facebook.

Veja também

"Ontem, como resultado de uma mudança de configuração do servidor, muitas pessoas tiveram problemas para acessar nossos aplicativos e serviços. Resolvemos agora os problemas e os nossos sistemas estão a recuperar. Lamentamos muito o inconveniente e apreciamos a paciência de todos", postou o Facebook no Twitter.

A instabilidade afetou usuários dos aplicativos no Brasil e em diversos outros países. Ontem, o Facebook utilizou o Twitter para se comunicar com os usuários. Em um post, o Facebook negou que a instabilidade tivesse como causa um ataque cibernético do tipo "DDoS", como são conhecidos os Ataques Distribuídos de Negação de Serviço. Esse tipo de ataque sobrecarrega os servidores com uma alta demanda de conexões.

Ao longo da tarde de ontem, usuários que tentavam acessar o Instagram recebiam como mensagens: "ocorreu um erro" e "tentar novamente". O Instagram disse estar ciente dos problemas e pediu desculpas. "Sabemos que isso é frustrante, e nossa equipe está trabalhando duro para resolver isso o mais rápido possível, postou a empresa.

Também houve relatos de dificuldades de uso do WhatsApp. Muitos usuários reclamaram que não conseguem enviar fotos ou áudios no aplicativo de mensagens.

À Agência Brasil, o WhatsApp disse que estava ciente e que estava tentando resolver o problemas. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível", informou a assessoria.

Acompanhe tudo sobre:FacebookFacebook MessengerInstagramWhatsApp

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame