Tecnologia

Incêndio ameaça fornecimento de água e luz a San Francisco

Los Angeles- O enorme incêndio que arrasa a zona do parque natural Yosemite, na Califórnia, ameaça o fornecimento de água e de eletricidade a San Francisco, advertiram...

incêndio  (©afp.com / Justin Sullivan)

incêndio (©afp.com / Justin Sullivan)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

Los Angeles- O enorme incêndio que arrasa a zona do parque natural Yosemite, na Califórnia, ameaça o fornecimento de água e de eletricidade a San Francisco, advertiram neste domingo as autoridades.

O incêndio, chamado de "Rim Fire", já reduziu a cinzas 54.220 hectares de vegetação, segundo InciWeb, o site oficial de informação sobre este tipo de catástrofe.

Apenas 7% das chamas foram contidas e o incêndio "está bastante ativo" e "avança rapidamente", assinala o InciWeb.

Ao menos 2.800 bombeiros, apoiados por helicópteros e aviões que lançam água, estão mobilizados para combater o incêndio, que começou no dia 17 de agosto, por causas ainda ignoradas.

As condições climáticas e o difícil acesso ao terreno têm dificultado o trabalho dos bombeiros.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou o estado de emergência para San Francisco, 320 km a oeste do incêndio, devido ao fato de que a cidade da costa do Pacífico recebe grande parte de sua eletricidade da região afetada pelas chamas.

A empresa que fornece água e eletricidade a San Francisco destacou que a cidade ainda não sofreu interrupções nos serviços, mas advertiu que duas hidroelétricas já foram danificadas pelo incêndio.

Equipes trabalham para reparar as duas hidroelétricas, e o recurso para substituir a energia das usinas já custou 600 mil dólares.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEstados Unidos (EUA)INFOMeio ambientePaíses ricos

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame