Impressora 3D cria objetos com cortes a laser
Em vez do tradicional processo aditivo, a máquina corta materiais comuns para criar projetos
Da Redação
Publicado em 24 de setembro de 2015 às 16h12.
Uma impressora 3D chamada Glowforge usa um método diferente do tradicional para criar objetos: cortes a laser. São usados materiais como papelão, couro, cortiça, borracha ou acrílico para criar objetos projetados no computador.
O método é bem diferente do que é adotado por impressoras 3D populares, que depositam material derretido e depositado camada por camada para que, depois que elas estejam secas, formem a peça planejada.
Externamente, a Glowforge lembra uma multifuncional, como um scanner-impressora, mas ela é oca por dentro, onde fica um espaço reservado para o material. O sistema funcionará com uma variedade de formatos de arquivos e também contará com uma câmera, que pode escanear objetos para que se acertem suas formas em um software para computadores, antes de imprimir.
No caso de metais ou madeiras mais grossas, a Glowforge pode fazer gravações na superfície, mesmo que não consiga cortar o material.
A impressora custa 2 mil dólares na atual fase de pré-venda, mas seu preço subirá para 4 mil dólares no futuro. Também estará disponível uma versão PRO, que custa 4 mil dólares na pré-venda e 8 mil dólares após o lançamento, que ocorrerá em dezembro.
Veja abaixo o vídeo que mostra a máquina em funcionamento.