Tecnologia

Ideiasnet e Pactual unem investimentos em tecnologia da informação

Companhia incorporará seis empresas do portfólio do Fundo de Investimento em Ações Pactual Internet

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h44.

A Ideiasnet deve concluir, até o final do ano, a incorporação da maior parte do portfólio do Fundo de Investimento em Ações Pactual Internet, gerido pelo banco Pactual. A operação envolve a transferência de seis das oito empresas em que o fundo mantém investimentos. Com isso, a Ideiasnet elevará sua carteira de 11 para 17 projetos. Para gerir esses empreendimentos, será criada outra companhia, a Nova Ideiasnet, cujo capital será dividido entre os atuais acionistas da Ideiasnet (dois terços do total) e o Pactual (um terço).

A Ideiasnet é a única empresa brasileira especializada em capitalização de negócios em tecnologia da informação com capital aberto e ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Segundo seu diretor de Relações com Investidores, Rodin Spielmann, a incorporação do portfólio do Pactual é a melhor estratégia para expandir os negócios, no momento. "Poderíamos investir na criação de empresas que concorressem com os projetos do Pactual, mas a parceria foi o melhor caminho que encontramos", diz.

O principal motivo, segundo Spielmann, é que as empresas geridas pelo Pactual já estão em avançado grau de maturação. Uma das companhias que passarão para a Nova Ideiasnet é a Spring Wireless, criada em 2001 e voltada para tecnologias sem fio. O faturamento previsto para este ano é de 8 milhões de reais e possui clientes como a Ambev e a Souza Cruz. Outra é a Automatus, que deve faturar 9 milhões de reais em 2004, atendendo empresas como Telemar e IBM. Fundada em 1997, seu negócio são os softwares para missão crítica, como a manutenção de atividades que não podem ser interrompidas (gestão de equipamentos hospitalares, por exemplo).

Outra empresa que será incorporada é a Padtec, desenvolvedora de equipamentos e componentes ópticos. Criada em 1999, é o empreendimento com maior faturamento a ser adquirido, com previsão de receita de 20 milhões de reais neste ano. No total, os projetos incorporados devem elevar o faturamento da Ideiasnet de 60 milhões de reais para 100 milhões de reais.

Termos do acordo

A operação de transferência do portfólio ocorrerá, formalmente, entre a Ideiasnet e a Flynet, companhia controlada pelo Fundo Pactual Internet e que mantém participação nos projetos. A Ideiasnet aumentará seu capital social de 16,069 milhões de reais para 35,027 milhões de reais, por meio da emissão de 18,128 milhões de ações ordinárias, sem valor nominal. A maior parte do aumento do capital (11 milhões de reais) acontecerá ainda este ano. O Pactual subscreverá um terço dos papéis emitidos e os atuais acionistas da Ideiasnet, o restante.

Também está prevista a emissão de 2,5 milhões de reais em bônus de subscrição. Nos próximos 12 meses, deverão ser emitidos mais 9 milhões de reais em bônus. Com isso, a nova companhia já nascerá com um reforço de caixa de 20 milhões de reais. Segundo Spielmann, o dinheiro será usado, sobretudo, para consolidar os projetos incorporados. "Posteriormente, vamos buscar novas oportunidades", diz.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Governo quer maior transparência na propaganda política das redes sociais

Uso de celulares é restrito em 64% das escolas de ensino fundamental e médio, aponta pesquisa

O plano da Uber de ter anúncios no app deu certo e já rende mais de US$ 1 bilhão em receita

Google é classificado como 'monopólio' por Justiça nos EUA

Mais na Exame