Tecnologia

IBM e Google revelarão nova interface aberta contra a Intel

A interface aberta ajudará centros de dados empresariais e de nuvem a acelerar big data, aprendizado de máquinas e análises


	IBM: o consórcio planeja tornar a especificação OpenCAPI disponível para o público antes do fim do ano
 (Chung Sung-Jun/Getty Images)

IBM: o consórcio planeja tornar a especificação OpenCAPI disponível para o público antes do fim do ano (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2016 às 19h20.

Gigantes de tecnologia como IBM, Google e várias outras se uniram para lançar uma especificação aberta que pode impulsionar a performance de centros de dados em até 10 vezes, para enfrentar a Intel.

O novo padrão, chamado Open Coherent Accelerator Processor Interface (OpenCAPI), é um fórum aberto para fornecer um design de especificação de interface aberta de maior largura de banda e latência menor.

A interface aberta ajudará centros de dados empresariais e de nuvem a acelerar big data, aprendizado de máquinas, análises e outras cargas de trabalho emergentes.

O consórcio planeja tornar a especificação OpenCAPI disponível para o público antes do fim do ano e espera servidores e produtos relacionados baseados no novo padrão na segunda metade de 2017, disse em comunicado.

A Intel, maior fabricante de chips do mundo, é conhecida por proteger suas tecnologias de servidores e preferiu ficar de fora do novo consórcio. No passado, ela também ficou de fora de proeminentes grupos de tecnologias de padrões abertos, como CCIX e Gen-Z.

As companhias Advanced Micro Devices, Mellanox Technologies, Dell, Hewlett Packard Enterprise, Micron Technology, NVIDIA e Xilinx também são membros do consórcio OpenCAPI.

Acompanhe tudo sobre:Big dataEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIBMIntelServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA