Tecnologia

IBM cria maior unidade de armazenamento de dados do mundo

Sob encomenda de um cliente, a IBM construiu uma unidade de armazenamento com a astronômica capacidade de 12 petabytes

O equipamento construído pela IBM poderia armazenar 24 bilhões de músicas em formato digital (Sean Gallup / Getty Images)

O equipamento construído pela IBM poderia armazenar 24 bilhões de músicas em formato digital (Sean Gallup / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2011 às 11h37.

São Paulo – A IBM desenvolveu o maior sistema de discos rígidos do mundo, capaz de armazenar até 120 petabytes (equivalente a 120 milhões de gigabytes) de dados. Construído pelo laboratório de pesquisas Almaden da IBM, na Califórnia, o sistema utiliza 200 mil discos rígidos comuns. Até então, o maior sistema de armazenamento do mundo possuía capacidade de 15 petabytes.

O equipamento, do tipo conhecido como RAID (um arranjo formado por vários discos interligados), foi fabricado a pedido de um cliente da empresa, que pretende utilizá-lo com programas de simulação de fenômenos naturais. O dispositivo teria capacidade para armazenar até 24 bilhões de músicas em formato MP3, por exemplo.

Segundo a IBM, esse arranjo de HDs será ideal, no futuro, para computadores que utilizam sistemas complexos para simulações. E caberá a IBM garantir que o sistema não apresente falhas e corrompa os arquivos por portar muitos discos rígidos. “A IBM usa a tática de fazer várias cópias de um mesmo arquivo em discos diferentes para garantir que o sistema funcione, mesmo que uma das unidades pare de funcionar”, explica Bruce Hillsberg, diretor do departamento de pesquisa de armazenamento de dados da IBM, em entrevista à revista Technology Review, do MIT.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasServiçosEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoIBMComputadores

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs