Tecnologia

Hugo Chávez alcança 3 milhões de seguidores no Twitter

O ministro de Comunicação da Venezuela, Andrés Izarra, afirmou a estatal "VTV" que Chávez "é o presidente latino-americano mais seguido" no Twitter

Chávez abriu sua conta em abril de 2010 para "contra-atacar" a seus rivais na Internet (Juan Barreto/AFP)

Chávez abriu sua conta em abril de 2010 para "contra-atacar" a seus rivais na Internet (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2012 às 16h22.

Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, alcançou o número de 3 milhões de seguidores em sua página no Twitter, um fato que comprova toda a popularidade do político na rede social, onde faz seus anúncios, celebra conquistas e informa sobre seu estado de saúde.

"Aos 3 milhões de Candangueros e Candangueras, segue meu agradecimento especial! E seguimos travando, também por aqui, a batalha das ideias!", afirma nesta segunda-feira o presidente em sua conta (@chavezcandanga).

O ministro de Comunicação da Venezuela, Andrés Izarra, afirmou a estatal "VTV" que Chávez "é o presidente latino-americano mais seguido" no Twitter. Segundo Izarra, o presidente venezuelano só fica atrás do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Após pouco mais de dois anos na ativa, a conta @chavezcandanga publicou 1.612 mensagens, incluindo informações sobre o estado de saúde de Chávez. A página do presidente no Twitter também passou a ter mais seguidores após sua primeira cirurgia contra o câncer, realizada em junho de 2011.

No final de fevereiro deste ano, o líder informou ao país sobre uma nova intervenção cirúrgica para extrair um novo tumor cancerígeno, da qual ainda se recupera.

O câncer obrigou o presidente a diminuir seu ritmo de trabalho e reduzi seus frequentes e prolongados discursos televisivos, algo que contrasta radicalmente com as mensagens de 140 caracteres da rede social.

"Já no avião! Todos muito contentes, pois vamos rumo a nossa amada Venezuela! Saudações levo de Fidel e de Raúl! E de toda Cuba! Viva Venezuela!", afirmava Chávez em uma mensagem publicada antes de Cuba em direção à Venezuela.

Chávez abriu sua conta em abril de 2010 para "contra-atacar" a seus rivais na Internet, embora tenha usado a plataforma para compartilhar impressões, fazer anúncios de aprovação de recursos, nomear e destituir ministros, parabenizar colegas e se comunicar com o povo venezuelano.

Para celebrar a marca dos 3 milhões de seguidores, Chávez lançará a hachtag #HOJE3O7DEZ com intenção de promover os 10 milhões de votos que o chavismo espera conseguir no próximo pleito presidencial, marcado para o dia 7 de outubro.

"Venezuela é o país que mais utiliza Twitter em todo América Latina (...) Chávez abraçou esta tecnologia e se lançou nas redes sociais. Pouco mais de dois anos depois, ele observa que revolucionou a rede social, já que hoje celebra 3 milhões de seguidores", assegurou o ministro de Comunicação da Venezuela.

"Chávez abraça todas as plataformas capazes de ajudar na comunicação com seu povo", declarou Izarra, que lembrou que o presidente se serviu da rádio e da televisão para apresentar seu programa "Alô Presidente", que acaba de completar 13 anos. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetHugo ChávezInternetPolíticosRedes sociaisTwitterVenezuela

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025