Tecnologia

HP Advantage 2516

Avaliação de Giovana Penatti / O preço deste multifuncional da HP é um atrativo. Para quem procura uma máquina para fazer impressões em casa e digitalizar documentos, 279 reais é um investimento coerente, ainda mais se for para uso esporádico. Nesse caso, a Deskjet Ink Advantage 2516 se mostra uma boa compra. Destacamos o uso doméstico […]

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2012 às 13h30.

logo-infolab

Avaliação de Giovana Penatti / O preço deste multifuncional da HP é um atrativo. Para quem procura uma máquina para fazer impressões em casa e digitalizar documentos, 279 reais é um investimento coerente, ainda mais se for para uso esporádico. Nesse caso, a Deskjet Ink Advantage 2516 se mostra uma boa compra.

Destacamos o uso doméstico porque a qualidade da impressão é fraca, inclusive nas páginas feitas em alta qualidade. Há problemas visíveis nas cores, que ficam saturadas, especialmente ciano, amarelo e azul. Também aparecem pontos mais claros e mais escuros por toda a imagem e detalhes perdem nitidez: por exemplo, folhas de árvores e letras pequenas ficam borradas. Outro problema é que ela “come” papel com facilidade, o que interrompe e atrasa a impressão, além do incômodo de desprendê-lo.

No entanto, a velocidade de impressão é boa: em preto e branco, o INFOLab registrou uma média de 7,5 páginas por minuto e 3,8 com páginas coloridas. Durante esse teste, surgiu mais um problema: a baixa durabilidade da tinta. Na 14ª página impressa ela começou a falhar nos tons de amarelo e ciano. Isso faz com que o custo da impressão seja alto, apesar dos cartuchos não o serem. A média é de 62 centavos por página.

Na função scanner, a imagem digitalizada tem uma pequena alteração de cores em relação à original, ficando um pouco mais clara. Além disso, a digitalização é bem lenta na resolução máxima, demorando 546 segundos. Se quiser uma cópia rápida, ela ficará com menos definição e fidelidade à original. No caso de documentos em preto e branco, o tempo de digitalização foi surpreendentemente rápido: apenas 11 segundos.

Dá para usar outro software para digitalizar que não seja o da HP, como o próprio do Windows. Mas o programa que acompanha a multifuncional é melhor e, com ele, é possível salvar a imagem gerada em diversos formatos, como PDF, JPEG, TIFF, Bitmap e PNG.

A instalação do multifuncional não tem segredos. Não foi necessário instalar drivers, pois o Windows os encontrou automaticamente. Aliás, todo o multifuncional é bastante "amigável", desde a troca de cartuchos (basta levantar uma tampa e inserir os cartuchos) à utilização dos comandos pelos seus botões. São seis, localizados na parte superior, que têm as funções de ligar ou desligar, digitalizar, cancelar a ação, definir o zoom da cópia, fazer impressão em preto e branco e em cores. Logo abaixo há um visor de 1,1” que mostra o nível de tinta e cópias que a multifuncional irá fazer.

Quanto às conexões, ele é básico até demais. Não há entrada de rede, leitor de cartão de memória ou Wi-Fi, fazendo a conexão com o computador apenas pela USB 2.0.

Ficha técnica

ImpressãoJato de tinta
Resolução máxima4800 x 1200 dpi
Dimensões42 x 14,8 x 30,5 cm
Peso3,9 kg
Capacidade da bandeja60 folhas A4
Ciclo mensal de páginas1000

Avaliação técnica

PrósFácil operação; baixo custo de cartuchos de tinta.
ContrasBaixa definição de impressão; além de pequena durabilidade de tinta.
ConclusãoA qualidade das impressões pode ser sofrível. O preço é bastante em conta para quem faz uso esporádico e em casa, principalmente impressões em PB.
Qualidade6,8
Velocidade7,5
Configuração6,5
Copiadora7,5
Scanner7,1
Design7,2
Média7.1
PreçoR$ 279
Acompanhe tudo sobre:HPImpressoras multifuncionais

Mais de Tecnologia

Tribunal dos EUA se recusa a suspender lei que pode proibir TikTok

China lança plano para acelerar transformação digital de pequenas e médias empresas até 2027

Sem X: geração Z abandona app de Elon Musk e WhatsApp é novo 'queridinho'

Austrália planeja que gigantes do setor de tecnologia a paguem por notícias