Facebook inicia programa de aceleração de startups no Brasil
Nove startups previamente selecionadas precisarão solucionar um 'desafio de tecnologia' não especificado; vencedores serão acelerados pelo Facebook
Da Redação
Publicado em 25 de agosto de 2014 às 17h53.
O Facebook organizará, entre os próximos dias 27 e 29 de agosto, uma hackathon para marcar o início de seu programa de aceleração de startups no Brasil. A maratona de desenvolvimento será realizada no escritório da empresa, em São Paulo, e reunirá membros de nove startups que precisarão solucionar um desafio de tecnologia não especificado.
Estas nove empresas foram selecionadas a partir de um grupo composto por vinte delas, que demonstraram interesse no programa e apresentaram projetos ao longo de 2014, segundo comunicado da rede social. Na hackathon, as escolhidas e suas soluções propostas serão julgadas por uma banca do próprio Facebook, cujos membros não foram divulgados.
Quem vencer a competição terá como prêmio o acompanhamento de engenheiros, líderes de negócio e técnicos do Facebook durante os meses seguintes. Eles ajudarão as startups a desenvolver os próprios sistemas e modelos de negócios, colaborando para torná-las parte do programa de desenvolvedores credenciados da companhia, o PMD na sigla em inglês.
Por meio dessa rede, aliás, a rede social conta com mais de 200 parceiros cadastrados em 45 países. São todas outras empresas de tecnologia, que ajudam anunciantes a estabelecer e desenvolver conexões duradouras com consumidores, de acordo com a página oficial do programa. Elas usam a API da parceira maior para criar aplicativos, otimizar plugins sociais, gerenciar campanhas de anúncias, entre outros pontos, e são frequentemente reavaliadas para conseguir manter a insígnia de afiliado.
No Brasil, há apenas sete dessas PMDs. A primeira a obter o título por aqui foi a mineira Ezlike, fundada em 2012, responsável por soluções que melhoram o desempenho de campanhas e talvez um bom exemplo para as startups que vão disputar a hackathon.