Tecnologia

Governo não consegue preencher vagas de TI por salários abaixo do mercado e carreira pouco atrativa

Segundo a Associação Nacional dos Analistas de TI (Anati), a função segue negligenciada, mesmo diante do esforço da Secretaria de Governo Digital e da importância estratégica da área

Os profissionais de TI do governo federal são alocados em diversos órgãos da administração pública e trabalham em iniciativas de transformação digital do estado, como a plataforma Gov.BR (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Os profissionais de TI do governo federal são alocados em diversos órgãos da administração pública e trabalham em iniciativas de transformação digital do estado, como a plataforma Gov.BR (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Publicado em 23 de outubro de 2025 às 14h20.

O governo federal enfrenta dificuldades para preencher os cargos de analista de tecnologia da informação (ATI) mesmo após realizar a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), em 2024. A principal barreira, segundo a Associação Nacional dos Analistas de TI (Anati), é a baixa atratividade da carreira no serviço público federal.

De acordo com a associação, dos mais de 500 aprovados já convocados para o curso de formação, apenas 183 compareceram. Destes, 169 foram efetivamente nomeados. A expectativa é que outros 417 candidatos do cadastro de reserva sejam convocados em breve, com um novo curso de formação previsto para o início de 2026.

Apesar disso, a Anati alerta que quase metade dos recém-nomeados também passou em outros concursos com planos de carreira mais vantajosos e pode deixar o cargo assim que for chamada. Dessa forma, pode haver até evasão dos recém-nomeados.

“O risco da evasão é real e ameaça as políticas públicas e a segurança dos dados do cidadão brasileiro”, afirma Luiz Alexandre, diretor-presidente da Anati. Ele critica o tratamento dado pelo alto escalão do governo à carreira. Para ele, a função segue negligenciada, mesmo diante do esforço da Secretaria de Governo Digital e da importância estratégica da área.

Trabalho dos ATIs

Os profissionais de TI do governo federal são alocados em diversos órgãos da administração pública e trabalham em iniciativas de transformação digital do estado, como a plataforma Gov.BR, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a Infraestrutura Nacional de Dados (IND).

Eles também atuam na gestão e desenvolvimento de infraestrutura, sistemas e serviços digitais, governança de dados, segurança da informação, privacidade e contratações de TIC.

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaTecnologia da informaçãoGovernoCNU

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA