Google TV enfrenta rejeição das redes ABC, CBS e NBC
Emissoras anunciaram que vão bloquear programas disponibilizados em seus websites para que não possam ser acessados pela plataforma do Google
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2010 às 12h29.
São Paulo – Grandes redes de televisão dos Estados Unidos rejeitaram a transmissão de programas publicados na internet pelo Google TV. Os canais ABC, CBS e NBC não autorizaram que seus conteúdos fossem utilizados pelo novo serviço da gigante de buscas.
As redes são detentoras de conhecidos programas televisivos como “The Office”, “CSI” e “Modern Family” e, de acordo com comunicados enviados pelas emissoras, os episódios serão bloqueados em seus websites e não poderão ser transmitidos pelo Google TV. O canal de vídeos online Hulu também informou que irá bloquear seu conteúdo para o serviço.
A ABC e a NBC informaram, porém, que vídeos promocionais serão os únicos conteúdos desbloqueados. A decisão dessas empresas deve criar um longo embate entre o Google e as emissoras, na qual o gigante de buscas terá de rever seu modelo de negócios para a área de TV.
No começo deste ano, o Google pressionou as maiores empresas de mídia para que otimizassem seus websites e vídeos para que funcionassem de acordo com o serviço de TV online. E alguns grupos, como Time Warner, HBO, MTV, Fox Broadcasting e CNBC (braço universal da NBC) seguiram o conselho do Google.
A preocupação principal dos executivos da ABC, CBS e NBC é com relação à pirataria que seus conteúdos podem sofrer. Isto porque, apesar do pedido de empresas como a Disney, o Google não deu muita importância à solicitação de criar filtros mais severos para bloquear páginas que oferecem conteúdos pirateados quando buscados termos relacionados a programas dessas emissoras. Os dispositivos dedicados ao Google TV, fabricados pela Sony e Logitech, começaram a ser vendidos nos Estados Unidos neste mês.