Tecnologia

Google Street View começa a mapear comunidades da Amazônia brasileira

Informação é da Fundação Amazônia Sustentável. Novas imagens do Street View promoverão "um tour interativo dentro da floresta amazônica"

As imagens serão capturadas por barcos com as câmeras do Google acopladas (Antonio Scorza/AFP)

As imagens serão capturadas por barcos com as câmeras do Google acopladas (Antonio Scorza/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2011 às 20h39.

São Paulo - Imagens do Rio Negro e das comunidades adjacentes no coração da Amazônia brasileira serão incluídas no serviço Google Street View, informaram nesta quarta-feira empresa de internet e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A tecnologia aplicada nessa remota região promoverá "um tour interativo dentro da floresta amazônica", destacou em comunicado Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS.

O Google Street View é um serviço do Google iniciado em 2008 que fornece imagens panorâmicas de cidades em 360 graus, e vai começar a mapear comunidades ribeirinhas da Floresta Amazônica.

"Será uma oportunidade única de compartilhar a beleza do ambiente e da cultura local com o mundo", destacou a FAS, uma ONG que promove a educação e o apoio social, econômico e ambiental às comunidades da Amazônia.

As imagens serão capturadas por barcos com o trike triciclo com câmeras do Google - acoplado - e a primeira fase do trabalho deve durar três semanas.

"Esta aliança inédita com a FAS tornará possível nosso projeto de treinar e capacitar moradores das próprias comunidades para captar imagens de outras partes da Amazônia" afirmou Karin Tuxen-Bettman, líder da equipe de Geolocalização do Google.

Para Karin, esse serviço permitirá que pessoas do mundo todo conheçam de perto os "desafios de conservação, desenvolvimento comunitário e sustentável na Amazônia".

"Esperamos que esta iniciativa fomente outras alianças que também possam unir a alta tecnologia ao conhecimento dos locais", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

União Europeia emite advertência final para X sobre conteúdo perigoso

Samsung prevê salto nos lucros devido à demanda por chips de IA

Em pleno 2024, Japão consegue finalmente aposentar os disquetes; entenda por quê

Mais na Exame