Google passa a permitir pagamentos com cartão de débito na internet
Débito ou crédito? Cartões múltiplos de bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú agora podem ser usados em compras online
Lucas Agrela
Publicado em 14 de outubro de 2019 às 14h41.
Última atualização em 14 de outubro de 2019 às 14h47.
São Paulo – O Google lança, nesta semana, uma atualização para o seu serviço de pagamentos Google Pay, disponível no mercado desde 2017. Agora, ele passa a aceitar o uso de cartões de débito e crédito. Com isso, assim como nas lojas físicas, o usuário terá que responder se deseja pagar com débito ou crédito em cada compra – e não mais ter que usar apenas a função crédito para comprar na internet.
Para João Felix, chefe de estratégia e operações do Google Pay na América Latina, afirma que a novidade abre o e-commerce para pessoas que não possuem cartões de crédito.
Para evitar problemas de fraude, o Google aplicou uma tecnologia de codificação atrelada a smartphones com sistema operacional Android. Quando o usuário fizer compras online no navegador Chrome no celular, ele verá a opção de pagar com débito ou crédito ao utilizar o Google Pay. Segundo Felix, essa tecnologia resolve um dos maiores problemas do uso de débito na internet: o risco de fraude. Ele explica que, se acontecer um uso indevido do cartão de débito, o estorno pode ser feito junto ao banco responsável pelo cartão, mediante solicitação do cliente.
No lançamento, o Google conta com parceiros como as bandeiras Elo, Visa e Mastercard; os adquirentes Adyen e Braspag; e as empresas CittaMobi (que faz recarga de cartão de transporte público), Claro, Evino, iFood, Ingresso.com, Grin, Rappi, Peixe Urbano, Yellow e Zul Digital. Os cartões aceitos são dos bancos Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú.
O Google Pay rivaliza com o Apple Pay, que também é compatível com cartões de débito.
Veja, na imagem abaixo, o aspecto da tela exibida ao usuário quando ele tenta fazer uma compra com o Google Pay e precisa escolher entre usar a função débito ou crédito do seu cartão.