Tecnologia

Google Maps faz piada ao indicar rota entre China e Japão

Serviço sugere que usuário cruze o Oceano Pacífico de jet ski. Travessia levaria cerca de 10 horas na velocidade máxima do veículo

Site orienta usuário a atravessar o Oceano Pacífico de jet ski (Reprodução/Google Maps)

Site orienta usuário a atravessar o Oceano Pacífico de jet ski (Reprodução/Google Maps)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2010 às 15h09.

São Paulo – O resultado da busca por uma rota feita no serviço de mapas do Google mostra que não falta senso de humor aos funcionários da empresa. O jornal britânico Mail Online descobriu isso ao pedir indicações de como ir da China para o Japão, países separados por quase 800 quilômetros de mar.

O resultado da busca dá a descrição do caminho rodoviário a ser percorrido até chegar ao limite entre terra e o Mar da China Oriental. Depois de indicar ao usuário “cruzar o Oceano Pacífico em um jet ski” no trecho entre as cidades de Xangai, na China, e Kagoshima, no Japão, o serviço do Google segue com as instruções padrões do site. Um jet ski tradicional chega a uma velocidade máxima de aproximadamente 80 quilômetros por hora, o que significa que somente o trecho marítimo levaria, no mínimo, cerca de 10 horas para ser percorrido.

O Google Maps informa que o trajeto entre Xangai e Kagoshima levaria 17 horas e 11 minutos para ser percorrido de carro ou sete dias e seis horas para ser completado a pé. A instrução de usar um jet ski, que está traduzida para diversos idiomas, trata-se de um "easter egg", como são chamadas as brincadeiras escondidas em aplicativos que aparecem apenas em determinadas circunstâncias. Em geral, o traçado de rotas entre países separados por um oceano não é exibido.

Não é a primeira vez que a empresa faz esse tipo de piada. Em 2007, o mesmo serviço Google Maps orientava os usuários a atravessarem o Oceano Atlântico a braçadas se pedissem indicações de como ir de Nova York, nos Estados Unidos, para Londres, no Reino Unido. O "easter egg", no entanto, acabou sendo desativado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetLocalizaçãoMapasServiços onlineSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

União Europeia prepara novas acusações antitruste contra Microsoft

Apple pode ter primeira greve de sua história com funcionários do varejo

Professores gerados por inteligência artificial dão aulas em universidade de Hong Kong

Executiva da Baidu faz publicação polêmica no TikTok e pede demissão logo depois

Mais na Exame