Tecnologia
Acompanhe:

Doodle celebra mestre do origami

Akira Yoshikawa completaria hoje 101 anos e foi responsável pela padronização das técnicas e popularização da arte no ocidente

Doodle foi produzido com a ajuda de outro grande nome o origami moderno, Robert E. Lang (Google)

Doodle foi produzido com a ajuda de outro grande nome o origami moderno, Robert E. Lang (Google)

G
Gabriela Ruic

Publicado em 14 de março de 2012, 13h12.

São Paulo – Comemora-se hoje o 101º aniversário do japonês Akira Yoshikawa, considerado o grande mestre do origami – a arte secular de criar representações através da dobradura de papeis. O doodle de hoje na página inicial de buscas é uma homenagem feita pelo Google ao falecido artista.

Com a ajuda de Robert J. Lang, outro grande nome do origami, cada letra que compõe a palavra Google foi transformada em uma dobradura colorida, decoradas com borboletas que remetem a criações de Yoshikawa. Para os entusiastas da simpática arte, está disponível disponibilizou no blog oficial da empresa um texto escrito por Lang no qual explica como reproduzir o origami que forma o doodle de hoje. 

Yoshikawa nasceu em Kaminokawa, Japão, e criou o sistema chamado Yoshikawa-Randlett, que acabou por se tornar a técnica padrão para a arte. Sua importância para a popularização do origami no ocidente fez dele o embaixador cultural do Japão. Além deste reconhecimento, Yoshikawa também foi condecorado em 1983 com a medalha Ordem do Sol Nascente, a maior honraria japonesa. O artista faleceu em 2005, em sua cidade natal.