Tecnologia

Google faz parceria com CET do Rio de Janeiro para otimizar semáforos

A empresa pretende combinar seus dados, que incluem os do serviço Maps com informações da CET-Rio para permitir que os semáforos da cidade operem com mais agilidade

 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 6 de outubro de 2021 às 17h34.

Última atualização em 6 de outubro de 2021 às 17h38.

O Google anunciou nesta quarta-feira uma parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) focada em melhoria da operação dos semáforos do Rio de Janeiro com o uso de ferramentas de inteligência artificial.

O Rio de Janeiro será a primeira cidade a aplicar resultados de estudo feito pela companhia em Israel, que teve por objetivo treinar modelos de inteligência artificial para "melhorar e coordenar o fluxo de trânsito nas cidades".

"Até agora, estamos observando uma redução de 10% a 20% no consumo de combustível e no tempo de atraso nos cruzamentos. Estamos animados em expandir esse piloto para o Rio de Janeiro e outras cidades”, disse o presidente executivo do Google, Sundar Pichai, em comunicado à imprensa.

A empresa pretende combinar seus dados, que incluem os do serviço Maps com informações da CET-Rio para permitir que os semáforos da cidade operem com mais agilidade.

Segundo a companhia, o projeto no Rio de Janeiro deve começar a ser implementado nos próximos meses, afirmou a empresa, sem dar detalhes.

Apesar do Google não resolver críticas que pedem para a empresa parar de fornecer tecnologias a companhias petrolíferas ou financiar parlamentares que negam o aquecimento global, a empresa tem priorizado, pelo menos em público, questões de sustentabilidade.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME
Acompanhe tudo sobre:GoogleRio de JaneiroTrânsitoInteligência artificialCET

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs