Google fará testes de smartphone modular em Porto Rico neste ano

Aparelho deve ganhar bateria melhor e suporte ao 4G em breve

O Google realizou nesta quarta-feira (14) seu segundo evento para desenvolvedores do Project Ara, que consiste na criação de smartphones com peças intercambiáveis. A empresa começará um programa piloto em Porto Rico ainda em 2015. Valores não foram anunciados.

Os usuários do smartphone poderão personalizá-lo nos aplicativos Ara Marketplace e no Ara Configurator. Cerca de 30 componentes, entre 10 categorias diferentes, estarão disponíveis.

O Project Ara está em sua segunda fase chamada Spiral 2. Nessa etapa, o aparelho suporte para Wi-Fi, bem como para 3G. O Spiral 3 está previsto para o segundo trimestre deste ano e contará com mais melhorias, como uma bateria que “dura o dia todo” e suporte para rede 4G (LTE).

Paul Eremenko, que lidera o Project Ara, afirmou que podemos esperar que os smartphones modulares sejam tão bons ou até melhores que os topo de linha atualmente disponíveis utilizando 20 ou 30 módulos oferecidos por desenvolvedores de hardware.

Uma das mudanças principais nos smartphones modulares, que talvez nem seja notada pelos consumidores, é que os ímãs eletropermanentes que unem os componentes agora ficam no endoesqueleto do aparelho. Isso ajuda os desenvolvedores, que ganham mais espaço para projetar suas peças intercambiáveis.

//www.youtube.com/embed/intua_p4kE0

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.