Google e Microsoft pressionam Asus pelo fim de notebooks com Windows e Android
Empresas querem que a Asus abandone projeto de aparelhos com dual boot de seus sistemas
Lucas Agrela
Publicado em 14 de março de 2014 às 09h44.
Por pressão tanto da Microsoft, quanto do Google, a fabricante Asus deve congelar indefinidamente o projeto de lançar um novo modelo notebook híbrido com os sistemas Windows e Android. O aparelho chamado Transformer Book Duet TD300, que foi apresentado durante a feira de eletrônicos de consumo CES 2014, pode nunca virar uma realidade, de acordo com o The Wall Street Journal .
Segundo a reportagem, o Google quer "aparelhos apenas com Android", enquanto a Microsoft deixou claro que só permite o uso do Windows desde que não haja nenhum outro sistema instalado no notebook.
Entretanto, no começo deste mês, o Times of India informou que a a fabricante indiana de smartphones Karbonn Mobiles estaria preparando um dispositivo móvel com Android e Windows Phone, que chegaria ao mercado em junho deste ano não há previsão de lançamento do aparelho no Brasil.
O Transformer Book Duet TD300 tem tela de 13,3 polegadas, 4GB de memória RAM, processadores Intel i3 ou i7. SSD (disco de estado sólido) com capacidades de 64GB ou 128GB, quando usado como tablet. Acoplado ao teclado, ele passa a contar com mais 500 GB ou 1 TB de armazenamento.
Vale lembrar que a Asus já vende aparelhos com dual-boot do Windows e Android, os modelos Transformer AiO P1801 e P1802. Por conta dessa pressão das companhias, é possível que a fabricante tenha que retirar os produtos do mercado. A Asus não comentou o caso.
Os aparelhos rodam sistema Windows 8 quando estão no modo computador e basta remover a tela (modo tablet) para que eles passem a executar o Android.
Android no PC - Uma forma alternativa de rodar o Android em computadores com Windows é usar o programa chamado Bluestacks. Ele emula uma versão do sistema do Google na sua máquina e permite até mesmo o uso de aplicativos, como jogos e redes sociais. Apesar de não ser nem de longe algo igual a ter um notebook híbrido com dual-boot, essa é uma opção válida, especialmente para os internautas brasileiros, já que nenhum modelo de aparelho com Android e Windows foi lançado no Brasil.