Tecnologia

Google é culpado por descumprir lei anti-monopólio na Rússia

Empresa terá que pagar uma multa, cujo montante está estabelecido pela lei russa em até 15% dos números de negócios no setor atingido

Google (Divulgação)

Google (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 10h11.

O gigante da internet norte-americano Google foi declarado culpado nesta segunda-feira por abuso de monopólio pelo órgão regulador antitruste da Rússia - após ser acusado por seu concorrente local, Yandex.

A empresa russa apelou ao Serviço Federal Antitruste (FAS) e acusou o Google de impor aos fabricantes de telefones que funcionam com Android a instalação de uma série de serviços, assim como a utilização do Google como motor de busca na internet por default.

O FAS declarou o Google culpado de "abuso de posição dominante", declarou Vladimir Kudravtsev, um dos altos funcionários do órgão governamental, citado pela agência de notícias russa RIA Novosti.

O Google terá que pagar uma multa, cujo montante está estabelecido pela lei russa em até 15% dos números de negócios no setor atingido, isto é, dos aplicativos para smartphones.

Nem a assessoria de imprensa do FAS, assim como Google e Yandez, se mostraram dispostos a fazer comentários sobre o assunto até o momento.

O sistema operacional Android equipa 86% dos telefones vendidos na Rússia (84% no mundo), segundo a Yandex, que domina amplamente o mercado russo dos mecanismos de busca, com cerca de 60% do total.

A Yandex tem perdido sua fatia de mercado, em particular, por causa do uso cada vez maior de telefones celulares, setor no qual o Google domina.

Dezessete empresas europeias também levantaram queixas em 2013 na Comissão Europeia contra o gigante norte-americano por abuso de posição dominante.

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China