Tecnologia

Google desenvolve índice próprio para calcular inflação

Empresa usaria base de dados sobre compras na internet para chegar ao indicador, segundo Financial Times

google-logo-460-jpg.jpg (.)

google-logo-460-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2010 às 13h02.

São Paulo - O Google está desenvolvendo um sistema próprio para medir a inflação, o Google Price Index (Índice de Preços do Google). Segundo o jornal Financial Times, a gigante da web fará uso da sua ampla base de dados de compra na rede para a construção da nova ferramenta, que se propõe a ser uma alternativa às atuais medições oficiais.

Hal Varian, economista-chefe do Google que está à frente do trabalho, avalia que dados econômicos podem ser obtidos mais rapidamente usando fontes online. Na Conferência Nacional da Associação de Economistas de Negócios, em Denver (EUA), Varian disse que o Índice de Preços do Google ainda está sendo desenvolvido e que a empresa ainda não decidiu quando irá publicá-lo.

De acordo com o periódico britânico, Varian comentou que o índice do Google mostra com muita clareza uma tendência deflacionária para produtos comercializados na internet nos EUA, desde o Natal. Varian afirmou que durante o mesmo período, há um ano, os preços aumentaram.

No entanto, o executivo enfatizou que o GPI não é uma substituição direta ao Índice de Preços ao Consumidor. Ele ponderou que o mix de produtos que são vendidos na web é diferente daquele comercializado em toda a economia.

Leia outras notícias sobre o Google

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInflaçãoInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Plano do Instagram para engajar usuários pode dar certo?

Mais na Exame