Mundo

Como é morar na cidade mais fria do mundo? Temperaturas chegam a -64ºC

As pessoas em Yakutsk sofrem com problemas respiratórios constantes e deficiência de vitaminas

Kiun B faz sucesso na internet mostrando como é viver na cidade mais fria da Terra (Reprodução Youtube / Kiun B/Reprodução)

Kiun B faz sucesso na internet mostrando como é viver na cidade mais fria da Terra (Reprodução Youtube / Kiun B/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 22 de maio de 2024 às 07h09.

A jovem Kiun B ficou famosa na internet por morar na cidade russa de Yakutsk, na Sibéria Oriental, onde as temperaturas ficam abaixo de -64,4ºC no inverno. No verão, os termômetros não passam dos 20ºC. Yakutsk é considerada a cidade mais fria do mundo.

Em alguns vídeos publicados, ela mostra alguns dos aspectos que o frio extremo pode causar no corpo, como queimaduras nos dedos. Mesmo assim, a vida na cidade não para por causa dessas condições climáticas extremas“Ainda saímos, vamos para a escola e trabalhamos. Contrair queimaduras de frio e hipotermia em Yakutsk é quase tão comum quanto o próprio resfriado”, falou.

Ela diz que a cidade recebe pouca luz solar ao longo do ano  - "parece cena de um filme de ficção científica”, falou.

Como algumas comunidades na região de Yakutsk são espalhadas, muitas pessoas acabam morrendo no caminho para algum hospital quando precisam de tratamento - os trajetos podem durar mais de 48 horas.

yt thumbnail

Além do frio congelante, os problemas respiratórios e deficiência de vitaminas, especialmente da vitamina D devido à pouca exposição à luz solar durante o inverno, são constantes.

Outra queixa relacionada à falta de luz solar é um tipo de depressão conhecido como Transtorno Afetivo Sazonal.

“No inverno, a falta de luz solar e o frio constante podem realmente te deixar para baixo. É difícil até mesmo sair de casa quando você precisa se agasalhar em centenas de camadas, por isso passamos muito tempo dentro de casa. Mas ficar dentro de casa o tempo todo pode fazer você se sentir realmente cansado. Posso sentir meu humor piorando”, falou.

Acompanhe tudo sobre:Frio

Mais de Mundo

Trump pede apoio de evangélicos nas eleições de novembro

Bombardeio aéreo russo atinge prédio residencial e deixa três mortos e 37 feridos, afirma Ucrânia

Egito quer penalizar empresas turísticas pelas mortes de peregrinos em Meca

Governo colombiano inicia diálogo com dissidência das Farc

Mais na Exame