Tecnologia

Google celebra os 30 anos da criação da World Wide Web

Há exatos 30 anos, o engenheiro e cientista da computação Tim Berners-Lee finalizava a proposta que daria vida a um dos alicerces da internet

 (Google/Reprodução)

(Google/Reprodução)

GG

Gustavo Gusmão

Publicado em 12 de março de 2019 às 12h36.

São Paulo — Há exatos 30 anos, o engenheiro e cientista da computação Tim Berners-Lee finalizava a proposta que daria vida a um dos alicerces da internet como conhecemos hoje: a World Wide Web. E o WWW é o homenageado do doodle do Google desta terça-feira.

A criação de Berners-Lee é, por vezes, confundida com a da própria internet. Mas ambas estão longe de ser a mesma coisa. A World Wide Web é, na verdade, o espaço por onde informações — textos, imagens e outros documentos — circulam na forma de URLs (os endereços), enquanto a internet é "apenas" um sistema de computadores conectados em rede. Ela pode existir sem o WWW, mas o WWW não poderia existir sem ela.

A história da aniversariante desta terça começa no início da década de 80, quando seu inventor ainda trabalhava na CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear. Foi lá que o engenheiro começou a fazer alguns testes com hypertext, para linkar as páginas de um banco de dados interno da organização umas com as outras, mais ou menos como uma Wikipedia.

Mas o projeto do WWW começou a ganhar corpo quando o CERN recebeu seus próprios protocolos TCP/IP, que são a base da internet. A organização se tornou a maior da Europa em termos de conexões ativas, e Berners-Lee viu ali a oportunidade de expandir seus testes com hypertext para um espaço maior, não restrito à rede interna.

De início, a proposta do engenheiro, finalizada em 1989, não chamou tanta atenção. Mas no decorrer de 1990, ele conseguiu finalizar não apenas o conceito, mas também todas as ferramentas para colocá-lo para funcionar: o protocolo HTTP, a linguagem HTML, o primeiro navegador, o primeiro servidor web e a primeira página na rede.

A ideia, porém, não foi apoiada pelo CERN, por ser exatamente o foco da organização. Ainda que tenha a colocado para funcionar, Berners-Lee só conseguiu alavancar o desenvolvimento dela de vez em 1992, quando deixou o grupo europeu e foi ser parte do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Desde então, o WWW só cresceu.

Acompanhe tudo sobre:GoogleInternetInternet ExplorerTim Berners-Lee

Mais de Tecnologia

Comissão Europeia investiga se TikTok deixou de evitar interferência em eleição na Romênia

TikTok pede que Suprema Corte dos EUA suspenda lei que condiciona sua operação no país

Cada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024

Robôs de carregamento transformam mercado de veículos elétricos na China