Tecnologia

Google Agenda agora vai anotar seus compromissos sozinho

Redesenhado e com novos recursos, o app Google Agenda chega com a nova versão do Android. Em semanas, ele estará disponível na Google Play

Google Agenda: app chega redesenhado e com novos recursos (Reprodução de EXAME.com)

Google Agenda: app chega redesenhado e com novos recursos (Reprodução de EXAME.com)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 3 de novembro de 2014 às 16h31.

São Paulo – O Google anunciou hoje a atualização do Google Agenda (Google Calendar, em inglês). O app vem junto com a nova versão do Android, que está sendo lançada hoje junto com os novos tablet e smartphone da linha Nexus (lançamento nos Estados Unidos).

A primeira grande mudança é no visual do app. Ele chega com a aparência bem similar à do Android Lollipop, o Material Design, que usa conceitos físicos (como sombra e sobreposição) no design digital.

De acordo com o Google, a nova versão do seu calendário é muito mais inteligente. Um post no blog oficial do Gmail anuncia as novidades.

“Dá bastante trabalho se manter no seu horário. Você tem que anotar manualmente aquele hotel ou reserva em restaurante, então precisa atualizar tudo caso seus planos mudem. Você precisa caçar o endereço e o número do telefone e adicioná-los aos seus eventos”, afirma Ian Leader, gerente de produto, de forma extremamente dramática.

Tudo isso para apresentar uma novidade bem bacana do app. Agora, ele será capaz de transferir compromissos diretamente da conta de Gmail para o calendário.

Ao comprar uma passagem aérea, por exemplo, o Google vê a confirmação da companhia em seu e-mail e já adiciona as informações ao calendário. Ele também é capaz de encontrar reservas em hotéis, ingressos para shows, etc.

Para compromissos que não são compartilhados por e-mail, o Google oferece o recurso Assist. Ele sugere eventos enquanto o usuário digita algo. Ao escrever “Aniv”, o app já sugere “Aniversário”. Ele também oferece pessoas e lugares para que adicionar o compromisso seja mais rápido e simples.

Na parte do design, o Google ainda adicionou alguns pequenos recursos. Nos cards de compromissos, o app pode mostrar uma foto do local – caso tenha alguma no registro do Google. Uma porção de ilustrações também foram adicionadas com temáticas de lazer e compromissos.

O Google já lançou o Android 5.0 Lollipop com a nova versão do calendário. Para aqueles que ainda não puderam colocar as mãos na nova versão do sistema, o Google diz que nas próximas semanas a atualização estará disponível no Google Play.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidDesignEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaNexusSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble