Tecnologia

Golpe no WhatsApp faz usuário instalar app desnecessário

Mensagem falsa promete novos emoticons para o smartphone


	WhatsApp: nova mensagem falsa engana usuário e força instalação de app
 (AntonioGuillem/Thinkstock)

WhatsApp: nova mensagem falsa engana usuário e força instalação de app (AntonioGuillem/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de dezembro de 2015 às 10h21.

São Paulo – Uma mensagem falsa divulgada no WhatsApp engana usuários de smartphones com sistema Android, levando-os a instalar um aplicativo desnecessário. 

O golpe acontece quando a vítima é informada de que precisa mandar a mensagem para os seus contatos para que seja possível baixar um novo pacote de emoticons no smartphone, de acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky.

Após isso, é exibida uma mensagem que mostra que o navegador de internet do aparelho precisa de uma atualização. Mesmo negando o pedido da página, mensagens recorrentes aparecem pedindo que o download seja feito. Quando ele acontece, o usuário percebe que o aplicativo chamado UC Browser foi instalado no seu smartphone.

A Kaspersky explica que esse tipo de golpe é chamado scareware, que assusta o usuário e o leva a fazer algo que não faria por vontade própria – não é necessário envolver um vírus ou arquivo malicioso para receber esse nome.

A companhia recomenda não clicar em links em mensagens suspeitas e instalar aplicativos somente a partir de lojas oficiais, como a Google Play Store.

Veja, abaixo, como é a mensagem enganosa.

(Divulgação/Kaspersky)

A empresa UC Browser enviou esta declaração quilométrica a EXAME.com:

"Chegou ao nosso conhecimento que muitos usuários brasileiros da plataforma Android estão sendo vítimas de uma tática maliciosa (scareware) que erroneamente usam a instalação de nosso produto UC Browser.

Sendo uma empresa legitima que prima pela ética de nossos negócios, o UC Browser gostaria de reiterar que não endossa essas práticas maliciosas de marketing e já lançou investigação imediata. Inclusive estamos em contato com a equipe do WhatsApp, também afetada por esse ataque.

Os resultados iniciais de nossa investigação sugerem que o engodo (scam) tem origem numa rede de propaganda aleatória, que conduz várias atividades promocionais não autorizadas ou aprovadas por nossa equipe/ empresa.

Até o momento, acreditamos que apenas uma pequena parcela de usuários do Whatsapp foi afetada por esse problema e gostaríamos de assegurar a todos usuários que o UC Browser jamais engajou nesta prática e condena esses golpes maliciosos. Gostaríamos de nos colocar à disposição para esclarecimentos de dúvidas diretamente através do email raphael@ucweb.com.

Como um líder global de serviços para internet móvel, temos o comprometimento de fornecer as melhores experiências para celulares e, fundamentalmente, acreditamos que usuários devam ter a liberdade de escolher o que desejam manter em seus aparelhos - essa é a base de uma internet livre e aberta.

Raphael Farinelli Silva, gerente nacional do UC Browser no Brasil"

(Texto atualizado em 3/12/2015 com a declaração da UC Browser)

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsGoogleMalwarePrivacidadeseguranca-digitalWhatsApp

Mais de Tecnologia

EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência

Tencent e Visa lançam pagamento por palma da mão em Cingapura; primeiro mercado fora da China

Mídia programática com influenciadores: o plano da BrandLovrs para distribuir R$ 1 bi em 4 anos

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível