Salvador Allende: aplicativo de celular que traz diversas personalidades proferindo o discurso feito pelo ex-presidente chileno (Luigi Mamprin)
Da Redação
Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 15h46.
Santiago de Chile - A Fundação Salvador Allende criou um aplicativo de celular que traz diversas personalidades, entre elas Gilberto Gil, proferindo o discurso feito pelo ex-presidente chileno durante o golpe de Estado que resultou em seu suicídio, em 11 de setembro de 1973.
Em seu último discurso, considerado histórico, Allende falou com serenidade aos chilenos enquanto o Palácio de La Moneda era bombardeado por forças lideradas por Augusto Pinochet (1915-2006) e ardia em chamas.
Dez figuras internacionais aceitaram o convite de dar voz às palavras de Allende, além de Gilberto Gil, o filósofo norte-americano Noam Chomsky, o magistrado espanhol Baltasar Garzón, a artista japonesa Yoko Ono, o cantor cubano Pablo Milanés e o ator mexicano Gael García Bernal, entre outros.
De acordo com representantes da Fundação, "o melhor de tudo, e o coração do aplicativo, foi o apoio das pessoas" que leram o discurso. "Sua solidariedade, sua emoção ... Em vários casos nos disseram que estavam honrados em participar [da iniciativa], nos fazendo sentir o carinho e o compromisso de um mundo que apóia os processos democráticos. Os ideais de um mundo mais justo sem dúvidas mantém o legado de Allende vigente".
A intenção da fundação com o app é "divulgar a figura de Allende em um dispositivo atrativo que possa ser visto em qualquer lugar do mundo, que estará em inglês e em espanhol, e com uma seleção de suas últimas palavras em português e francês".
O aplicativo também traz fotografias, vídeos, textos e outros áudios com informações sobre o presidente e o golpe de Estado chileno, que podem ser explorados de maneira interativa.
Acesso ao aplicativo: Allende Voces.