Tecnologia

Funcionários da Nokia reagem no Twitter à venda para Microsoft

São Paulo - A manhã desta terça-feira (3) viu uma chuva de tuítes de empregados e ex-funcionários da Nokia, que reagiram à notícia da aquisição da fabricante finlandesa...

Nokia e Microsoft (Reuters)

Nokia e Microsoft (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

São Paulo - A manhã desta terça-feira (3) viu uma chuva de tuítes de empregados e ex-funcionários da Nokia, que reagiram à notícia da aquisição da fabricante finlandesa de smartphones pela Microsoft. Alguns deles expressaram esperança no futuro, enquanto outros, principalmente ex-funcionários, lamentaram o destino da empresa. 

"Tentando entender as notícias desta manhã. Emoções misturadas passam pela minha cabeça", escreveu no Twitter o ex-funcionário Damian Dinning, que trabalhou na Nokia até 2012. John Kneeland, atual empregado da Nokia, comparou o valor da aquisição com o da fabricante chinesa Xiaomi. "Valor da Nokia: 7.2 bilhões de dólares. Valor da Xiaomi: 10 bilhões de dólares. A Xiaomi nem vendia celulares quando a Nokia era a maior companhia de telefonia", escreveu. 

Funcionários que permanecem na fabricante finlandesa expressaram medo pelo próprio emprego. "Eu trabalho para a Microsoft agora (espero)", escreveu Mark Kleinmaier. John Kneeland, outro funcionário, atacou o famoso sistema de avaliação de funcionários da companhia de Steve Ballmer. "Espero que a Microsoft não institua sua avaliação de performance em suas novas posses."

A Nokia chegou a ter uma participação de 40% do mercado de celulares em 2007. Atualmente, a empresa tem apenas 15%, com uma presença ainda menor em smartphones, de 3%. Às 8h07 (horário de Brasília), as ações da Nokia dispararam 41,8 por cento, com investidores antes desanimados recomprando os papéis para limitarem suas perdas.

Apesar da alta, o valor da ação, de 4,18 euros, é uma fração do pico atingido em 2000, a 65 euros. As mudanças na Nokia fizeram a empresa ser avaliada agora como valendo cerca de 15 bilhões de euros. Mas esta também é apenas uma fração em relação ao auge da companhia, que já chegou a ter valor de mercado de 200 bilhões de euros.

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoNokiaINFO

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático