Tecnologia

Ford New Fiesta permitirá controlar aplicativos de smartphone com comandos de voz

Carro poderá ligar para o serviço de atendimento médico de emergência em caso de acidente

AppLink

AppLink

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 13h46.

A Ford anunciou, durante a 8ª Campus Party Brasil, que o New Fiesta terá o recurso de conectividade chamado AppLink no Brasil. Com o sistema, é possível controlar aplicativos do smartphone por comandos de voz, bem como atender ligações e responder SMS por voz, evitando a necessidade do motorista tirar as mãos do volante.

Anteriormente disponível nos veículos Novo Ka, Novo Ka+, EcoSport e Ranger, o recurso funciona com smartphones com sistemas Android, BlackBerry e iPhones por meio de um aplicativo da própria Ford.

Apesar de ser uma tecnologia com hardware diferente, o AppLink trabalha em conjunto com o Sync, que é responsável pelo gerenciamento de chamadas e mensagens de texto por voz, para oferecer segurança ao motorista. Ambas as tecnologias funcionam com o smartphone pareado por Bluetooth.

“Antes, o diferencial era fabricar carros com cinzeiro e acendedor de cigarro. Agora, o mundo mudou e todos querem estar conectados”, disse, em entrevista a INFO, Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford América do Sul.

A lista de aplicativos compatíveis com o AppLink, contudo, é restrita. São cerca de dez apps, que incluem o jornal americano Wall Street Journal, o serviço de streaming de música Spotify e rádios online.

Além disso, o New Fiesta poderá ligar para o serviço de atendimento médico de emergência SAMU (192) caso detecte que o automóvel sofreu um acidente, seja pelo acionamento dos airbags ou pelo corte do combustível.

O AppLink é item de série em todas as versões 1.6 produzidas a partir de 2015. Nesse modelo, o New Fiesta é vendido no mercado brasileiro por valores a partir de 51 690 reais.

A montadora planeja, no futuro, usar os dados dos usuários para oferecer melhorias em seus veículos.

https://youtube.com/watch?v=EQf9G8Yuh8c

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleAutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaFordGoogleIndústria eletroeletrônicaINFOMontadorasSmartphonesTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame