Fifa assina acordos para uso da tecnologia na linha do gol

A entidade máxima do futebol mundial fez uma ressalva em relação ao uso da tecnologia lembrando que é o árbitro que tem a palavra final quanto a qualquer decisão

Madri - A Fifa confirmou nesta terça-feira a assinatura de acordos com duas empresas de informática que serão responsáveis pela tecnologia na linha do gol (GLT) durante o Mundial de Clubes deste ano, que acontecerá de 6 a 16 de dezembro no Japão e terá a participação do Corinthians.

A próxima fase do processo, após o acordo com a Hawk-Eye Innovations e Fraunhofer IIS, serão os testes de instalação, que serão realizados pelos Laboratórios Federais da Suíça para Tecnologia e Ciência de Materiais (Empa).

Apenas depois que o funcionamento perfeito da GLT estiver assegurado a Fifa autorizará sua utilização nas oito partidas do Mundial, que reunirá seis campeões continentais e o vencedor do Campeonato Japonês.

A entidade máxima do futebol mundial fez uma ressalva em relação ao uso da tecnologia lembrando que é o árbitro que tem a palavra final quanto a qualquer decisão dentro das partidas.

''Apesar do auxílio da tecnologia, o árbitro continuará tendo total autonomia para tomar qualquer decisão durante a partida, de acordo com a Regra nº 5 das Regras do Jogo. O uso da tecnologia da linha do gol representará um auxílio adicional para a tomada de decisões'', destacou a Fifa em comunicado.

Segundo o organismo, no Estádio Internacional de Yokohama, será utilizado o sistema baseado em campo magnético da Fraunhofer IIS, e, no Estádio de Toyota, a Hawk-Eye instalará sua tecnologia baseada em câmaras.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.