Tecnologia

Facebook muda de ideia e quer governos ativos na regulação da Internet

Zuckerberg pede regulações em quatro áreas: conteúdo prejudicial, proteção de eleições, privacidade e portabilidade de dados

 (Reprodução/Getty Images)

(Reprodução/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 1 de abril de 2019 às 11h37.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, pediu neste sábado um "papel mais ativo" dos governos na regulação da Internet e instou a que mais países adotem regras para proteger a segurança como as da União Europeia (UE).

O Facebook e outros gigantes da internet resistiram durante muito tempo à intervenção governamental, mas a rede social mudou sua postura em meio aos crescentes pedidos de regulação. "Acredito que necessitamos um papel mais ativo dos governos e dos reguladores", escreveu Zuckerberg em uma coluna de opinião publicada no The Washington Post. "Ao atualizar as regras para a Internet podemos preservar o melhor da rede - a liberdade das pessoas para se expressar e dos empreendedores para criar coisas novas - enquanto ao mesmo tempo protegemos a sociedade de um dano maior", apontou.

Zuckerberg considera que são necessárias novas regulações em quatro áreas: conteúdo prejudicial, proteção de eleições, privacidade e portabilidade de dados.

Zuckerberg disse que apoia que mais países adotem regras como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da União Europeia, que dá aos reguladores poder para sancionar organizações que não cumprem os padrões de segurança estabelecidos ao processar informação pessoal.

"As regras que governam a Internet permitiram a uma geração de empreendedores construir serviços que mudaram o mundo e geraram um grande valor na vida das pessoas", disse.

"É hora de atualizar estas regras para definir responsabilidades claras para as pessoas, as companhias e os governos no futuro".

Acompanhe tudo sobre:AppsFacebookRedes sociaisPrivacidade

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo