Tecnologia

Facebook imita a rede social do Google

Pressionada pela chegada do Google+, a rede de Mark Zuckerberg permitirá, ao usuário, escolher o grupo de contatos com quem vai compartilhar informações

Zuckerberg no Google Plus: o fundador do Facebook está de olho no concorrente (Reprodução)

Zuckerberg no Google Plus: o fundador do Facebook está de olho no concorrente (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2011 às 09h54.

São Paulo -- O Facebook apresentou nesta terça-feira sua mais nova estratégia para frear o avanço do Google+. A maior rede social do mundo simplificou o modelo de configurações de uso do site, concedendo maior liberdade aos mais de 750 milhões de cadastrados. Trata-se do segundo recurso revelado por Mark Zuckerberg após o lançamento da rede social do Google – e um novo capítulo na batalha virtual pela fidelidade dos usuários.

Na prática, o Facebook criou ferramentas mais consistentes para que o usuário determine quem poderá visualizar seus conteúdos compartilhados. Os recursos foram simplificados, com controles diretos em cada setor de publicação. A partir da próxima quinta-feira, os usuários visualizarão um ícone na parte superior direita da tela (imagem abaixo), que permitirá escolher os contatos com quem compartilhará as informações – é possível controla desde a cidade natal até álbuns de fotos.

Até agora, era necessário ir às configurações específicas para ajustar esses detalhes. O "novo" mecanismo é semelhante aos círculos presentes no rival Google+, que permitem determinar grupos de contatos (amigos, familiares, colegas de trabalho, conhecidos etc.) que receberação as atualizações. “Essas são mudanças nas quais estamos trabalhando há muito tempo. Gostaríamos de lançá-las antes do Google+, mas não houve tempo. Tudo o que estamos anunciando já estava em desenvolvimento”, explica Meredith Chin, gerente de comunicação do Facebook.

Outra novidade em destaque é a mudança no sistema de marcação de fotos. A ferramenta permite que o usuário aprove ou recuse a marcação de sua imagem em fotos publicadas por quaisquer usuários antes que elas cheguem à rede. Em julho, a rede social de Mark Zuckerberg apresentou uma nova parceria com o Skype para oferecer um serviço de chamadas em vídeo semelhante ao presente no do Google+, conhecido momo Hang Out. A iniciativa mostrou que o site está atento aos passos do novo rival e disposto a entrar em uma guerra de recursos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaGoogle

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint