Tecnologia

Facebook fecha parceria com operadoras do Brasil

O Facebook está atrás das operadoras de celular do Brasil na tentativa de aumentar sua participação no mercado móvel, assim como o acesso geral dos usuários à rede


	Facebook: operadoras vão oferecer acesso gratuito à rede social a seus clientes
 (David Paul Morris/Bloomberg)

Facebook: operadoras vão oferecer acesso gratuito à rede social a seus clientes (David Paul Morris/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2013 às 18h14.

São Paulo - O Facebook está atrás das operadoras de celular do Brasil na tentativa de aumentar sua participação no mercado móvel, assim como o acesso geral dos usuários à rede. Em resposta, a Claro anunciou na sexta-feira (2) que todos os seus clientes terão acesso gratuito à rede social pelo celular.

Esse tipo de promoção já tinha acontecido pela operadora durante seis meses em 2012, de acordo com Facebook. Mas o acesso era limitado à versão da rede social para aparelhos que não são smartphones. Estes ainda representam 55% dos aparelhos que acessam a internet, afirma a Claro.  

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o Facebook vendeu uma cota de mídia para a Claro no início do ano. Gustavo Diament, diretor executivo de marketing da Claro, afirmou que as duas empresas tem desenvolvido produtos juntas, o que inclui essa nova promoção.

Clientes com celular pré-pago terão o acesso ao Facebook gratuito apenas quando houver créditos dentro do período de validade. Já no pós-pago, o acesso não é descontado do pacote de dados do cliente.

A Oi oferece uma promoção semelhante desde maio. Ma o acesso gratuito funciona apenas ao Facebook Messenger (aplicativo específico para bate-papo) em smartphones. A Tim oferece acesso gratuito aos usuários de banda larga pré-paga para desktops. Nextel, Oi e Tim também têm um serviço de SMS, em que o usuário recebe as atualizações dos amigos na rede social por mensagens de texto.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookIndústria eletroeletrônicaInternetRedes sociaisTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Google fará parceria com BlackRock para ampliar energia solar em Taiwan

Fusão do Paramount+ pode significar competição mais acirrada para Netflix e Disney; entenda

O foguete que o Brasil pretende lançar a partir do Maranhão

Engenheiro brasileiro cria moto elétrica projetada para o Brasil e custando R$ 24.990

Mais na Exame