Facebook começa teste para ocultar número de curtidas

Usuários australianos não conseguem mais ver o número de "likes" de uma publicação nem a quantidade de vezes que um vídeo foi assistido

O Facebook anunciou, nesta sexta-feira, que começou a ocultar o número de curtidas nas publicações em sua rede na Austrália, uma medida experimental para aliviar a “pressão” que pode ser ampliada para escala mundial.

Os usuários australianos não conseguem mais ver o número de “likes” de uma publicação nem a quantidade de vezes que um vídeo foi assistido na rede social.

Apenas o autor da publicação sabe quantas pessoas apreciaram. “Não queremos que (os usuários do) Facebook se sintam competitivos”, explicou a rede social em um comunicado.

“É um teste para estudar como as pessoas reagem a este novo formato”, destacou o Facebook, que pretende “aprender com a experiência” para decidir se a ideia será ampliada.

A importante modificação tem por objetivo aliviar em certa medida a pressão social derivada da necessidade de obter a aprovação dos demais e concentrar a atenção mais na própria publicação do que em sua popularidade.

Mais de um bilhão de pessoas utilizam o Facebook em todo o mundo. A rede social é acusada de ter um impacto na saúde mental, especialmente entre os jovens.

O teste acontece quase três meses depois da adoção da mesma medida no Instagram.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.