Tecnologia

Facebook atinge 25 milhões de usuários no Brasil

Orkut ainda está na frente do site de Mark Zuckerberg, mas o mercado brasileiro começa a ficar relevante para a maior rede social

O Brasil já é um mercado "Top 5" em termos absolutos para o site, afirmou ontem o vice-presidente da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen (Mário Rodrigues/Veja SP)

O Brasil já é um mercado "Top 5" em termos absolutos para o site, afirmou ontem o vice-presidente da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen (Mário Rodrigues/Veja SP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2011 às 16h02.

São Paulo - O Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, atingiu a marca de 25 milhões de usuários no País. Apesar da penetração relativamente baixa em razão da concorrência do Orkut - que ainda é o líder nacional -, o Brasil já é um mercado "Top 5" em termos absolutos para o site, afirmou ontem o vice-presidente da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen.

O executivo, vindo do Google, se debruça agora sobre a tarefa de montar a estrutura comercial e de marketing da rede social no País (até fevereiro, a venda de publicidade era terceirizada com a Fox Networks). À medida que o negócio ganha popularidade - em pouco mais de um ano, o número de usuários mais do que quadruplicou -, a ordem agora é fazer a operação dar dinheiro.

Hohagen não deu detalhes sobre como será a estrutura final da operação brasileira, mas disse que será enxuta: "O Facebook, no mundo inteiro, tem cerca de 2 mil funcionários". Até agora, ele contratou 16 profissionais para a operação local. O executivo espera estar com o time completo até o fim do ano.

Para vender o Facebook, Hohagen tem gasto a sola do sapato em visitas a agências de publicidade. Na semana passada, toda a equipe da F/Nazca Saatchi & Saatchi parou para ouvir o executivo explicar as possibilidade de uso da mídia social em campanhas publicitárias - a principal fonte de receitas da empresa.

Entre as marcas mais adiantadas no uso do Facebook no País, disse o executivo, estão Guaraná Antarctica, Oral B e Gol. Embora as empresas possam montar sua página no Facebook gratuitamente, a rede social oferece ferramentas para deixar as ações de marketing online mais visíveis. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConcorrênciaDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGoogleInternetOrkutRedes sociais

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA