Exame Logo

Facebook apaga aplicativo que mostrava quem lhe excluiu

Rede social proibiu e conseguiu tirar do ar o programa Who Deleted Me

Facebook: rede social não curtiu aplicativo Who Deleted Me (Jonathan Leibson/Getty Images)

Guilherme Dearo

Publicado em 19 de julho de 2015 às 11h33.

São Paulo - O Facebook resolveu excluir o aplicativo Who Deleted Me da sua lista de amigos.

O programa, ao ser sincronizado com a conta da rede social, mostrava quem tinha lhe excluído ou desativado a conta. A novidade fez sucesso.

Mas a festa durou cerca de suas semanas. Não demorou para Mark Zuckerberg se incomodar com a interferência do app.

A empresa disse que o app violava as suas regras.

"Nós agimos contra qualquer aplicativo que viole nossos termos e políticas. Os desenvolvedores devem respeitar os limites das funcionalidades do Facebook", disse um porta-voz do site.

Em comunicado oficial, Anthony Kuske, criador do app, disse que teve de desativar o programa e exclui-lo de todas as plataformas após uma solicitação do Facebook.

Leia o aviso completo:

"Queridos usuários. Infelizmente, por conta de um pedido do Facebook, Who Deleted Me não está mais disponível em nenhuma plataforma. Se você tem a extensão do Who Deleted Me em seu browser ou o aplicativo instalado, verá que ele não funciona mais.

Who Deleted Me tinha a intenção de ser uma ferramenta útil para os usuários do Facebook, mas eles não viram da mesma forma.

Nunca esperei atingir tal nível de popularidade, chegando a ser o número 1 na iOS App Store. Agradeço a todos que instalaram.

Todas as informações pessoais já foram apagadas".

O criador do programa ainda pediu, aos fãs, por contribuições no estilo crowdfunding para futuras empreitadas e disponibilizou seu email e Twitter.

São Paulo - As décadas passam e as empresas precisam repensar estratégias, reiventar seus negócios, se adaptar ao presente e ao futuro. As empresas de tecnologia , ligadas a um setor tão volátil e mutável, precisam estar ainda mais atentas aos ventos da mudança. Entre essas transformações, está a mudança de logos, logotipos e identidades visuais. Pode acreditar: nem sempre a Apple foi uma maçã. Confira, na galeria de imagens, exemplos de grandes evoluções visuais ao longo das décadas em 14 companhias de tecnologia.
  • 2. 1. Yahoo!

    2 /16(Reprodução)

  • Veja também

    O Yahoo! passou de dois logos confusos e coloridos para um logotipo mais simples. Primeiro em vermelho, depois em roxo. Hoje a cor roxa está totalmente atrelada à marca.
  • 3. 2. Google

    3 /16(Reprodução)

  • O Google sempre teve o conceito de letras coloridas e divertidas. O que mudou, ao longo dos anos, foram as cores, a ordem delas e a fonte usada. De fontes mais gordas e estreitas para fontes mais finas e elegantes.
  • 4. 3. Apple

    4 /16(Reprodução)

    A Apple teve o conceito da maçã desde o começo. A diferença é que era uma imagem preto e branco com Isaac Newton ao pé de uma árvore, em referência à história de que uma maçã caiu em cima de sua cabeça e lhe deu a ideia para formular a teoria da gravidade. Depois, só restou a maçã.
  • 5. 4. Samsung

    5 /16(Reprodução)

    O logo da Samsung passou de algo repleto de referências coreanas e orientais para um design mais simples. Primeiro, com três estrelas. Depois, as cores azul e branca - que se tornaram icônicas para a marca.
  • 6. 5. Microsoft

    6 /16(Reprodução)

    A Microsoft passou de uma fonte totalmente estilizada cheia de curvas e linhas para o seu tradicional logotipo preto das décadas de 90 e 2000. Em 2012, uma grande mudança, com a referência colorida ao Windows.
  • 7. 6. Nokia

    7 /16(Reprodução)

    A Nokia passou de um assustador peixe em seu primeiro logo para o tradicional azul em logotipo sóbrio.
  • 8. 7. AT&T

    8 /16(Reprodução)

    A AT&T começou com a referência do sino em seu logo. Depois, passou para a esfera. Ambos representando comunicação e conexão.
  • 9. 8. IBM

    9 /16(Reprodução)

    A IBM sempre gostou de siglas. Primeiro, como empresas separadas: ITR (de International Time Recording Company) e CSC (Computing Scale Company). Da união das duas, surgiu a CTRC (Computing-Tabulating-Recording Company) e, depois, a IBM (International Business Machines Corporation).
  • 10. 9. HP

    10 /16(Reprodução)

    A HP manteve o seu logo sempre em uma mesma linha. O estilo do H e do P dos dias de hoje é quase idêntico ao estilo do primeiro logo. Vez ou outra, o logo trazia o nome dos fundadores: Hewlett e Packard.
  • 11. 10. Intel

    11 /16(Reprodução)

    A Intel pouco mudou ao longo dos anos, mantendo a cor do logotipo e estilo da fonte.
  • 12. 11. Amazon

    12 /16(Reprodução)

    A Amazon passou de feios logos em seus primeiros anos para um preto sóbrio, até chegar na combinação preto e amarelo clássica.
  • 13. 12. Dell

    13 /16(Reprodução)

    A Dell mudou apenas duas vezes. Primeiro, em 1989, o clássico azul e o "e" de Dell estilizado. Depois, o mesmo logotipo dentro de um círculo.
  • 14. 13. Xerox

    14 /16(Reprodução)

    A Xerox passou do nome Haloid para logotipos mais limpos e simples com o nome "Xerox" até chegar em sua clássica cor vermelha. O logo atual se tornou menos simples: ainda vermelho, mas com nova fonte e acompanhado de uma bola.
  • 15. 14. PlayStation

    15 /16(Reprodução)

    A marca PlayStation , da Sony, sempre esteve na linha de símbolos coloridos e brincadeiras com as letras de seu nome. Do amarelo/vermelho/azul, passou por diversas combinações de formatos e cores até chegar no clássico P e S interligados.
  • 16. Agora confira as marcas que começaram ligadas à guerra

    16 /16(Reprodução)

  • Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame