Tecnologia

Facebook anuncia diretor para laboratório de inteligência artificial

Yann LeCun é especialista em Deep Learning, e seu conhecimento pode ajudar a aprimorar o Feed de Notícias, entre outras melhorias; conceito é usado por mais empresas

facebook (Getty Images)

facebook (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 15h52.

Oficializado em setembro deste ano, o laboratório de pesquisas do Facebook focado em inteligência artificial finalmente ganhou um diretor. Ele será Yann LeCun, professor da Universidade de Nova York e criador de uma das técnicas mais usadas no “treinamento” de redes de neurônios artificiais.

O anúncio foi feito pelo próprio LeCun, em sua página no Facebook. Junto da novidade, o pesquisador ainda revelou que a rede social fará uma parceria com a universidade nova-iorquina. Assim, as pesquisas relacionadas a aprendizado de máquinas, inteligência artificial e ciência de dados devem ser feitas em conjunto.

As equipes de desenvolvimento ficarão divididas em três unidades espalhadas por Estados Unidos e Europa. Na América do Norte, dois laboratórios ficarão em Menlo Park, Califórnia, e Nova York, enquanto a Inglaterra receberá o terceiro. Aliás, Mark Zuckerberg anunciará LeCun como diretor do laboratório ainda nesta segunda, em apresentação no evento NIPS 2013.

O que esperar? – O cientista francês é especialista no “deep learning” (ou “aprendizado profundo”, em tradução livre) de voz e reconhecimento de imagem, segundo o TechCrunch. De forma simplificada, o conceito nada mais é do que um conjunto de algoritmos que simula o aprendizado em múltiplos níveis. Os frutos das pesquisas de LeCun já foram usados inclusive na criação de sistemas de navegação para carros autônomos e drones, por exemplo.

Segundo uma hipótese levantada pelo próprio TechCrunch, o conhecimento do francês pode ajudar o Facebook a aprimorar o funcionamento do Feed de Notícias. Um sistema mais inteligente poderia entender o que as pessoas desejam ver na linha do tempo, como querem arrumar as fotos e muito mais – as possibilidades são diversas.

A contratação de LeCun é mais uma para atiçar a disputa das companhias no campo do deep learning. Segundo o GigaOM, o Google é a empresa que mais tem investido na área, tendo inclusive um grupo de pesquisa específico, o Google Brain. A IBM é outra, com seu supercomputador Watson, e até a Microsoft e o Yahoo! têm seus projetos. Resta saber agora o que sairá do Facebook.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaGoogleMicrosoftTecnologia da informaçãoINFO

Mais de Tecnologia

Netflix aposta em videocasts exclusivos para aumentar audiência diurna

Ford redireciona produção de baterias para mercado de armazenamento de energia

PayPal quer criar um banco para expandir empréstimos e serviços financeiros

Microdose de Ozempic: startup Noom lança programa voltado para prevenção de obesidade