Exame Logo

Fabricante de chips ajuda Amazon a libertar Alexa de cabos de energia

Empresa oferece um chip padronizado menor que uma moeda de 10 centavos para incorporar a assistente de voz em dispositivo

A Amazon tem trabalhado com uma ampla gama de fabricantes de chips (Charles Platiau/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 28 de junho de 2018 às 18h30.

Última atualização em 28 de junho de 2018 às 18h31.

A assistente de voz da Amazon , Alexa, começou nos alto-falantes da varejista online, mas está se expandindo rapidamente, sendo incorporada diretamente em produtos de outras empresas, como luminárias, termostatos e câmeras de painel para carros.

A Alexa não pode ser encontrada em locais muito longe de uma tomada elétrica. Os microfones "sempre ligados" que ativam a assistente ao escutarem seu nome, além de uma conexão com a Internet, exigem tanta eletricidade que os dispositivos habilitados para a Alexa geralmente precisam estar conectados à eletricidade.

Veja também

A fabricante de chips norte-americana DSP Group disse nesta quinta-feira que se associou à Amazon para tentar mudar isso. A empresa está oferecendo um chip padronizado que é um pouco menor que uma moeda de 10 centavos que os fabricantes de aparelhos podem usar para incorporar a Alexa em seu próprio dispositivo.

A DSP não é a única concorrente na corrida. A Amazon tem trabalhado com uma ampla gama de fabricantes de chips para oferecer aos fabricantes de dispositivos uma maneira fácil de incorporar a Alexa em seu hardware --Intel, Qualcomm e Cirrus Logic, entre outras, oferecem chips para colocar a Alexa em dispositivos.

Mas a DSP espera competir com baixo consumo de energia, disse o presidente-executivo da fabricante, Ofer Elyakim. Ele projetou seu chip para uso em relógios inteligentes, óculos inteligentes e outros pequenos dispositivos onde espaço e baterias são preciosos.

"Se você quiser adicionar voz como interface de usuário a um dispositivo desse tipo, você precisa ter um consumo de energia muito baixo", disse ele em entrevista à Reuters.

Esses dispositivos são fundamentais para o futuro da DSP. O negócio da empresa, que fornece chips para telefones sem fio, ainda representa metade da receita de 28,1 milhões de dólares no trimestre mais recente, mas esse mercado está encolhendo com o desaparecimento dos telefones fixos.

Enquanto os chips da DSP para incorporar recursos de voz em dispositivos representam apenas 6 % da receita, a fabricante ganhou alguns clientes notáveis, com chips em relógios inteligentes e telefones da Samsung, uma das câmeras recentes da GoPro e um alto-falante sem fio da Logitech International.

Acompanhe tudo sobre:AmazonChipsGoProQualcommTecnologias sem fioVarejo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame