Tecnologia

Executivo do Google faz duras críticas ao Windows 10

Vice-presidente de design da empresa disse que sistema funciona de maneira parecida com o Windows XP

Windows 10: sistema operacional foi lançado pela Microsoft em 29 de julho (Divulgação/Microsoft)

Windows 10: sistema operacional foi lançado pela Microsoft em 29 de julho (Divulgação/Microsoft)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de novembro de 2015 às 12h04.

São Paulo – Um executivo do Google fez duras críticas ao Windows 10 nesta semana. Matias Duarte, vice-presidente de design e responsável pelo visual do Android, disse que o sistema parece ter sido feito dez anos atrás.

A principal crítica de Duarte é que o novo Windows se comporta como o XP, lançado em 2001, ou seja, 14 anos anos atrás.

"Não sei por que estava tão animado para experimentar uma coisa nova. Isso é basicamente um Windows XP com design flat", escreveu Duarte em seu perfil no Twitter, onde ainda fez um trocadilho com o nome do sistema: "está mais para Windows 10 anos atrás".

Entretanto, o executivo reconheceu que a medida da Microsoft de manter o funcionamento do sistema é boa para grande parte dos usuários de computadores. "Estou desapontado porque ele funciona como o XP. Entendo que isso seja bom para muitos, mas não para mim. Se o Android funcionar do mesmo jeito que hoje daqui 10 anos, estarei muito triste", declarou o vice-presidente de design do Google.

Diversos internautas responderam às críticas de Duarte, alguns concordando e outros condenando sua postura em relação aos sistemas da Microsoft. 

"Isso [o Windows 10] é melhor do que o Chrome OS, que ainda tem que melhorar para ser tão funcional quanto o XP", afirmou um internauta, criticando o sistema do Google para computadores.

Em resposta à reação pouco receptiva dos seus seguidores, o executivo disse que sempre admirou o que a Microsoft fez com o Windows 8, "tentar mudar o paradigma". Nessa edição do sistema, a empresa eliminou o Menu Iniciar e priorizou a interatividade por toque.

Duarte já tinha experiência com sistemas operacionais antes de chegar ao Google. Ele trabalhou com o Danger Hiptop e com o WebOS, da Palm – que hoje está nas TVs da LG.

O vice-presidente de design cuida do visual do Android desde a edição 3.0, também conhecida como Honeycomb. Ele é considerado o pai do Material Design, o padrão visual utilizado pelo Google nas versões mais recentes do Android.

Duarte reforçou que suas críticas são direcionadas à forma como o sistema Windows 10 funciona, e não ao seu visual.

A Microsoft não se pronunciou sobre o caso.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025