Tecnologia

Estudo aponta potencial energético de excremento humano

Contendo 60% de metano, o biogás pode ser extraído de excremento humano, graças à decomposição de material fecal por meio de bactérias


	Criança em local sem saneamento: segundo estimativas da ONU, cerca de 1 bilhão de habitantes no mundo não utilizam vasos sanitários - cerca de 60% deles na Índia
 (Marcello Casal Jr/ABr)

Criança em local sem saneamento: segundo estimativas da ONU, cerca de 1 bilhão de habitantes no mundo não utilizam vasos sanitários - cerca de 60% deles na Índia (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2015 às 12h41.

O biogás proveniente de excremento humano representa uma importante fonte potencial de energia para produzir eletricidade para 138 milhões de lares, ao mesmo tempo em que poderá melhorar a higiene nos países em desenvolvimento.

A informação é de um relatório divulgado nesta terça-feira pela United Nations University Institute of Water, Environment and Health (UNU-INWEH), com sede no Canadá.

Contendo 60% de metano, o biogás pode ser extraído de excremento humano, graças à decomposição de material fecal por meio de bactérias, e valeria até 9,5 bilhões de dólares em equivalência ao gás natural.

De acordo com esse instituto da ONU para Água, Meio Ambiente e Saúde, os resíduos, secos e carbonizados, podem produzir combustível para caldeiras industriais equivalente ao carvão e permitir uma redução da destruição de matas, uma das principais fontes de calefação e de cozimento de alimentos nos países em desenvolvimento.

Segundo estimativas da ONU, cerca de 1 bilhão de habitantes no mundo não utilizam vasos sanitários - cerca de 60% deles na Índia -, fazendo suas necessidades a céu aberto.

O esgoto e os nutrientes nele contidos já são reutilizados em diversos lugares do mundo para produzir fertilizante para a agricultura, ou para recuperar água para irrigação, acrescentam os especialistas.

"Cada vez mais, a água de esgoto é tratada para ser usada na extensão de terras agrícolas nas regiões áridas e, do mesmo modo, teria potencial técnico, principalmente nas zonas rurais e nas pequenas localidades, para produzir energia de excremento nos países em desenvolvimento", destacou a principal autora do estudo, Corinne Schuster-Wallace.

Acompanhe tudo sobre:BiogásCanadáPaíses ricosSustentabilidade

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China