Água: tecnologia pode ajudar a purificar água em locais de forte seca (LEONELLO CALVETTI/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)
Tamires Vitorio
Publicado em 14 de julho de 2020 às 10h03.
Um painel de alumínio preto coberto de lasers que funcionam com a luz do sol pode ser a resposta para a purificação de água em áreas de forte seca, como desertos.
O dispositivo, feito por cientistas da Universidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos, foi desenvolvido com lasers de pulso curto para alterar a superfície de uma folha quadrada de 3 centímetros de alumínio. Pela cor escura, segundo os pesquisadores, ela é capaz de atrair a água.
E como isso funciona para fazer a purificação? Na realidade, não é tão complicado. Ao colocar o painel em água suja, ele pode extrair uma camada do líquido para cima, que, ao ser evaporado pelo sol, fica purificado. Quando o painel foi colocado dentro de uma caixa de vidro, a equipe de pesquisadores conseguiu coletar a água evaporada potável. Em duas horas, foram obtidos 5 mililitros de água purificada.
Até mesmo água contaminada com metais pesados, detergentes e resíduos humanos conseguiram ser purificadas pelo dispositivo.
A ideia dos pesquisadores é aumentar a capacidade do painel para que mais água seja purificada e em menos tempo.