Facebook (Flickr.com/wynnie)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.
São Paulo - Katherine Losse, ex-relações públicas do Facebook, afirmou que funcionários do Facebook possuíam acesso a dados dos usuários incluindo senhas de acesso à rede social.
Em entrevista ao jornal The Guardian, Losse disse que quando estava no Facebook, em 2005, a equipe de atendimento ao consumidor possuía uma senha mestra, que os permita visualizar qualquer conta no Facebook, inclusive acesso às mensagens privadas e dados pessoais.
Losse afirmou que essa equipe precisava ter acesso às contas para que fosse possível gerenciar e reparar problemas dos usuários.
Ela alegou que na época a prática de ceder aos funcionários acesso às informações pessoais de seus usuários era comum entre startups que estavam começando.
No entanto, Losse admitiu que desde então o Facebook adotou novas formas de segurança para permitir o acesso de funcionários às contas dos usuários, controlando de forma mais rígida.
Agora apenas dois tipos de funcionários podem acessar as contas dos usuários: os da equipe de operações, que corrige problemas relatados no Facebook; e a equipe de segurança, que lida com notificações de ameaças e bullying.
O Facebook foi procurado pelo jornal para comentar as acusações e afirmou, por meio de um porta-voz, que possui restrições rígidas em relação aos dados e privacidade dos usuários.
A rede social citou um relatório da comissão de proteção de dados europeia que concluiu que a empresa utiliza um sistema apurado para permitir acesso apenas às informações necessárias para determinado problema.